Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Problemas com a atenção dos cães na rua

Quinta, 5 de Setembro de 2013 | 12:22

Problemas com a atenção dos cães na ruaNeste artigo pretendemos tratar do tema da atenção que os cães prestam aos seus donos quando vão à rua. É muito comum ver os cães a não mostrar qualquer interesse pelos seus donos quando saem de casa, ainda que dentro são o modelo de obediência e apenas pensam em estar ao pé dos seus donoso.

Saem de casa e não param de vadiar, ignoram os seus donos, tiram as coleiras, rebuscam tudo, etc. Qual é o motivo de tudo isto?

Bem, na verdade é que ao encontrar-se lá fora, todo um mundo novo se abre diante os seus olhos: novos odores, cores, objetos, talvez cães e animais, etc.

Tudo o atrai e é muito mais atrativo, mais chamativo e divertido cheirar cada flor, cada árvore e ele pouco fará caso ao seu dono por muito que este o chame de todas as formas possíveis. Há um mundo novo por explorar! O que pode ser melhor do que isso?

E o que origina esta conduta que deixam as pessoas loucas. Há uma etapa muito cedo na infância de um cão chamada “imprimação”. Este é o período perfeito para que o cachorro socialize: entrar em contato com todo o tipo de lugares, chãos, animais, pessoas, odores, ruídos, etc. Mas o problema vem quando esta exploração converte-se no maior prazer que os cães obtêm, em especial durante os passeios, para que se converte num costume ansiado.

Se ainda não tens este problema, ainda bem! É o melhor momento para usar a prevenção antes que seja tarde. Deves ser a fonte de todos os prazeres do teu cão: tens de brincar com ele, durante os passeios e em qualquer outro momento, recompensa-lo por prestar-te atenção. Se ele for procurar um odor novo tu afastas-te para que te procura e o premies quando voltar para ti. Estará sempre à espera que o recompenses com o teu amor e carinho.

Mas há que admitir algo, e é que se o teu cão já tem este problema, há pouco que possas fazer. Ainda que não sou muito dado a dizer isto, recomendo a procurar um profissional, porque os “cães aspirador” que já têm como instinto primário ir correndo a todos os novos odores que encontrem são difíceis de dominar.

Não obstante também podes tentá-lo tu logo. Experimenta a levá-lo com a coleira e impede-o cada vez que ele vá cheirar algo. Não te movas nem um bocadinho, e quando voltar para pé de ti dá-lhe uma guloseima ou umas festas, que saiba que isso é o adequado. É muito provável que o seu comportamento se vá moldando pelas recompensas e deixará de ignorar-te na rua.

Categorias: Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 6 de Março de 2015 | 17:16
Quinta, 5 de Dezembro de 2013 | 16:18
Sexta, 22 de Novembro de 2013 | 16:23
Sexta, 8 de Novembro de 2013 | 12:13
Quarta, 23 de Outubro de 2013 | 10:29
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.