Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Treinar um Cirneco do Etna

Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13

Treinar um Cirneco do EtnaO Cirneco do Etna é um cão que foi treinado para a caça das lebres, coelhos, e desde logo acostumado a terrenos complicados na altura de deslocar-se, o que o torna um cão de caça.

E por este motivo para treinar um Cirneco do Etna deves ter umas bases que deves acuidar para poder treiná-lo de forma correcta e sem problemas, tendo em conta todos os seus instintos. Assim poderás treiná-lo.

Então como podemos fazer isto? Como podemos tê-lo bem treinado? E claro, como podemos treinar um Cirneco do Etna?

Primeiro de tudo e apesar do que algumas pessoas acreditam não é um cão oriental, já que a sua origem é muito possivelmente de Sicilia, quando o conhecido Aristóteles se encontrou com uma raça muito parecida ao Cirneco do Etna.

Inclusive há uma estátua que se parece muito com este cão, e a data desta é de 4000 A.C. Porque vos dou este dado? Simplesmente porque ao estarem mais informados do nosso cão nos será muito mais fácil perceber porque são como são na actualidade e poderão educá-lo na perfeição.

Este é um cão de tamanho médio, não muito grande, mas pode chegar a medir 50 centimetros e um peso aproximado de 12 quilos. O seu pelo é curto, pode-se dizer que até impermeável, as suas orelhas são longas e muito rectas. E a sua natureza lhe dar uma energia difícil de gastar, que a aplica na caça de coelhos, lebres e roedores em geral nuns terrenos difíceis e complexos de caminhar. Pelo que para treinar um Cirneco do Etna temos de ter este dado em conta.

Desta forma o seu treino e a sua educação começam por gastarmos essa energia que acumula com passeios longos, exercícios e jogos em que a educação esteja presente em todo o momento. Desta forma, ao estar esgotado poderá prestar atenção aquilo que queiras ensinar-lhe.

Dito isto, como fazemos para treinar um Cirneco do Etna? Pois utilizando uma educação baseada no positivismo, que reforce tudo aquilo que faça bem com recompensas (guloseimas, carinhos, mimos, etc.) e ignorar aquilo que faça mal. Nunca recorremos à violência já que isso poderá ser nada produtivo. Pelo que se deve exercita-lo, educa-lo correctamente e com alguma disciplina, terá um cão perfeito.

Categorias: Raças de cães, Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 27 de Março de 2013 | 15:26
Quinta, 21 de Março de 2013 | 11:29
Quarta, 20 de Fevereiro de 2013 | 12:37
Sábado, 9 de Fevereiro de 2013 | 14:37
Sábado, 2 de Fevereiro de 2013 | 11:27
Sexta, 1 de Fevereiro de 2013 | 13:00
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.