Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Treino de cães com clicker

Quinta, 5 de Dezembro de 2013 | 16:18

Treino de cães com clickerO treino de cães com clicker é um método de educação positiva, ou seja, que permite ao animal associar um som a um prémio que se lhe dá por ter feito algo adequadamente. Com isto evitam-se os castigos, que resultam muito menos efectivos na educação canina e nos permite treinar os nossos animais de estimação não só de uma forma eficaz, como também de forma inofensiva.

A pergunta é como funciona o treino de cães com clicker? Muitas pessoas temem este assunto, teme o seu próprio desconhecimento, mas não há nada que temer. Na realidade é muito simples. Simplesmente tem o clicker à mão, e quando o teu cão faça algo bem, faz “click” e dá-lhe uma guloseima ou umas carícias. Ele relaciona o som com um prémio e sabe que quando se premeia é porque foi feito algo que gostou.

Talvez te perguntes o que é o clicker. Em poucas palavras, o clicker é uma pequena caixa de plástico com um botão que ao ser apertado faz um som, um “click”. Mas este método de treino não necessita obrigatoriamente um clicker; de resto, se não quiseres usá-lo podes utilizar uma palavra invés do clique, como por exemplo “boa” ou “sim”, algo curto e simples que digas SEMPRE que o teu cão faz algo bem, ou também podes utilizar um som, como assobiar. As variedades são muitas.

Cuidado porque para que o teu cão associe o som, a palavra ou o clique com um prémio e com a boa acção deves ter-lhe ensinar primeiro. Não é complicado, não te preocupes. Basicamente, tens de repetir o processo várias vezes. Fazes clique, dás-lhe uma guloseima. Voltas a fazê-lo, um clique, umas festas. Assim umas cinco ou dez vezes, para que associe o som com o prémio. Asseguro-te que isto vai-lhe deliciar. E depois estará preparado para que cada vez que faça algo bem e oiça um clique, saiba que vem um prémio pela sua boa acção.

Agora é quando vais perguntar: e porquê usar o treino de cães com clicker? Se, o treino positivo salta esse passo. Simplesmente porque, se o teu cães faz algo bem, dá-lhe o prémio. Mas o clicker é mais seguro, e vou-te dar a razão.

Coloquemos a questão do teu animal sentar-se à tua ordem. Então vai buscar a guloseima, ele o vê e levanta-se e então dás-lhe. Sabes o que estás a premiar? Exacto, que se tenha levantado. Pelo contrário, se se sentar à tua ordem e fizeres clique, sabe que isso é o que fez bem e não importa se se levanta enquanto vais buscar o doce, estás a recompensar a acção anterior porque era essa a que provocou o clique.

Categorias: Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 6 de Março de 2015 | 17:16
Sexta, 22 de Novembro de 2013 | 16:23
Sexta, 8 de Novembro de 2013 | 12:13
Quarta, 23 de Outubro de 2013 | 10:29
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Sábado, 21 de Setembro de 2013 | 13:24
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.