Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Os três erros mais comuns no treino canino

Sexta, 28 de Dezembro de 2012 | 09:09

Os três erros mais comuns no treino caninoO treino canino precisa de umas bases muito concretas que muitas pessoas ignoram ou passam por alto.

Há uma grande quantidade de donos que tentam ativamente educar os seus cães, mas não sabem como fazê-lo e cometem erros que lhes impedem de obter resultados.

Estes erros vou tentar apontá-los aqui para ajudar-lhes a melhorar:

- Inconstância. A constância é vital no treino canino, visto que os cães precisam de uma rotina e de uma segurança. As normas que regem o seu comportamento devem ser claras e concisas em todo o momento, não mudar arbitrariamente e, sobretudo, manter-se sempre.

Conheço muitos casos de donos que abandonaram o treino logo nas primeiras semanas, talvez porque esperavam resultados demasiado rápidos, talvez porque se aborreceram.

Há que entender que os cães não aprendem de hoje para amanhã, tal como os humanos. Deves ser paciente e ter muita vontade de passar tempo com o teu animal de estimação.

Recomendo fazer uma lista de objetivos a curto prazo e a longo prazo, para que te possas motivar.

- O sedentarismo é outro erro muito grave. Muitas pessoas vêm ter comigo pois os seus cães são ansiosos, movem-se, mordem tudo, ladram como loucos, etc. Mas o problema não está no cão. O problema está no seu dono que não lhe dar o exercício que ele precisa.

Há raças mais energéticas que outras, e dentro da mesma raça, exemplares com mais energia que outros. Trata-se de conhecer o próprio cão. Há que levá-lo a dar longos passeios e brincar muito com ele para que gaste essa energia e possa prestar atenção.

- Má alimentação. Quantos cães obesas eu já vi ao longo dos anos! Os seus donos dizem que eles não comem tanto, as tigelas não costumam estar cheias, e não percebem como pode ser que ele esteja cada vez mais gordo, etc.

Então em pergunto: “Costuma dar a sua própria comida?” Quase todos os donos dizem que sim. Um pedaço de pao aqui, um pouco de salsicha ali, alguns bocados na altura de comer, etc. Claro que os cães engordam!

Eles não podem comer a nossa comida, a metabolizam de forma diferente. O teu cão precisa de uma alimentação equilibrada de acordo com o seu tamanho, peso e exercício que faz. Há que consultar o veterinário e ser muito estrito com os horários de comida para manter o animal no seu peso ideal.

Conclusão. Como vês, há alguns erros inocentes que muitas pessoas cometem com os seus cães, sem dar conta sequer. Por isso trato de ensinar às pessoas como fazer um treino canino correto, e assim ter os cães educados, equilibrados e o mais importante: felizes.

Categorias: Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 6 de Março de 2015 | 17:16
Quinta, 5 de Dezembro de 2013 | 16:18
Sexta, 22 de Novembro de 2013 | 16:23
Sexta, 8 de Novembro de 2013 | 12:13
Quarta, 23 de Outubro de 2013 | 10:29
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.