Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Vantagens da educação canina

Domingo, 24 de Março de 2013 | 15:53

Vantagens da educação caninaNa minha carreira como educador encontrei muita gente que não era consciente de que a educação canina estava ao seu alcance. Muitos não sabem que educar um cão pode ser feito por qualquer um, se tiver a informação pertinente e muita vontade de passar tempo com o seu fiel amigo. Também estão essas pessoas, obviamente, que simplesmente não se querem aborrecer em educar os seus cães.

Porque é que isto acontece? Acontece quando uma pessoa chega ao ponto de “não é assim tão mau”. O meu cão é carinhoso, brincalhão, está sempre junto a mim, é o mais dependente e o mais terno, … Não há problema se urina no corredor, ladra quando ouve qualquer ruido, rosna às visitas ou me pede comida na mesa, isto é “normal”.

Muitos seguem esta linha de pensamento. Outros escondem-se num “oh, é um cão com muito caráter”. Mas realmente não compreendem as vantagens de uma educação canina adequada, que poderiam ser-lhes muito uteis.

Que vantagens são essas? Espera, primeiro vamos ver as desvantagens que tem Não educar um cão. Se é medroso, pode tornar-se agressivo, fugir das visitas, esconder-se de um desconhecido, ladrar e mostrar os dentes como sinal de agressividade se não se afastarem do seu caminho, etc.

Um cão dominante morderá se não conseguir o que quer. Um destrutivo irá fazer-te gastar um dinheirão a repor móveis e a roupa que estragar. Se urinar no corredor, um dia pode fazer-te escorregar e sofrer danos.

Todos estes problemas são resolvidos com a educação canina e têm solução graças a uma educação adequada.

Mediante a educação, o teu cão poderá ser o melhor amigo que poderás desejar (mais do que já é), porque o seu comportamento será exemplar e não terás um só motivo para te aborreceres. Acabaram-se as rosnadelas e o ladrar a altas horas da noite, a urina e as fezes por onde quer, etc. Será um animal saudável e tranquilo. E o mais importante: continuará a ser o terno, brincalhão e fiel cão que tanto amas.

Mas claro que a educação canina não se faz sozinha. Vais ter que te esforçar, pôr umas bases onde assentas a educação do teu cão. Pode subir para o sofá? Pode dormir contigo? Assegura-te do que queres e o que não queres dele, e ensina-lhe a consequência.

Passa dez minutos por dia a ensinar-lhe truques, o que reforçará a sua confiança em ti, e a partir daí faz-lhe saber o que está bem e o que está mal. O cão modelo não é difícil de alcançar, apenas tens que querer consegui-lo.

Categorias: Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 6 de Março de 2015 | 17:16
Quinta, 5 de Dezembro de 2013 | 16:18
Sexta, 22 de Novembro de 2013 | 16:23
Sexta, 8 de Novembro de 2013 | 12:13
Quarta, 23 de Outubro de 2013 | 10:29
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.