Registar | Iniciar sessão
Higiene do cachorro 0 comentarios

Conselhos para limpar bem as orelhas de um cão

Quarta, 21 de Janeiro de 2015 | 17:34

Conselhos para limpar bem as orelhas de um cãoO ouvido do cão encontra-se conformado por três partes, a fracção externa e visível (orelha do animal), o ouvido médio (liga a orelha com as partes profundas) e o ouvido interno (conformado por um conjunto de condutos e cavidades).

É precisamente no ouvido interno onde encontra-se o liquido que confere ao animal a capacidade de ouvir, mas também de manter o equilíbrio. A estrutura desse órgão é a que faz, devido À sua complexidade e desenvolvimento, que o cão possua uma extraordinária capacidade auditiva.

Um cão pode perceber sons de até 60 mil hertz frente aos 20 mil que o homem ouve. Esta é a razão pela qual os cães ouvem sons que a espécie humana não.

FORMAS DE LIMPAR OS OUVIDOS

A própria complexidade do ouvido do cão dificulta a entrada de ar a este órgão e a sua limpeza natural. É por isso que corresponde ao dono deste amigável animal de estimação velar pela sua higiene e saúde.

A limpeza dos ouvidos de um cão é de suma importância para esta estirpe, porque esse momento deve-se aproveitar para rever e advertir se existe alguma patologia.

Um sintoma de boa saúde é a cor rosada pálida que deve apresentar a entrada do conduto auditivo. Por sua vez, a presença excessiva de cera indica que existe uma dolência. O odor desagradável e intenso adverte uma possível infecção.

Diante estes sintomas vê um veterinário. Lembra-te que os ouvidos são muito sensíveis e de muita importância para o animal de estimação. Razão para realizar a limpeza deste órgão de forma tal que não incomode nem faça dano ao animal de estimação.

PARTE EXTERIOR DOS OUVIDOS

A limpeza da parte exterior dos ouvidos é bastante simples. Apenas requer de uma toalha humedecida com água morna e champô para esfregar essa zona, geralmente peluda. Para secar este lugar utiliza outra toalha.

Por sua vez, para higienizar as partes interiores do ouvido precisa-se de mais cuidado e atenção. De tal forma que recomenda-se envolver uma gaze num dedo e introduzi-la no ouvido sem tocar no fundo do órgão. O suave contacto com as paredes eliminará toda a cera acumulada.

Outro modo de limpar as orelhas do teu animal de estimação é utilizando uma bola de algodão molhada de vinagre, este último produto dissolve, de forma exitosa, a cera presente no ouvido. Neste caso, deves sempre velar que não quedem restos de algodão nos condutos internos.

PRODUTOS ESPECÍFICOS

Da mesma forma, existem produtos desenhados especificamente para esta tarefa, que constam de um aplicador para espalhar o fármaco no interior do ouvido, de tal forma que a cera se dissolva nele.

Se preferes aplicar um limpador invés de água morna, consulta o teu veterinário. Ele saberá indicar-te qual é o ideal para o teu cão.

Para limpar as orelhas do teu animal de estimação nunca deves usar cotonetes, nem introduzir demasiado os utensílios que utilizes, podes magoar o cão e afectar o seu sentido auditivo.

FREQUÊNCIA DA LAVAGEM

Os ouvidos devem-se limpar, pelo menos, uma vez a cada quinze dias. No caso dos cães com orelhas grandes esta frequência deve ser duplicada.

O órgão auditivo dos cães é um lugar escuro e quente, no qual a acumulação de humidade pode provocar a presença de bactérias. Por tal razão, despois do banho ou quando o teu cão se molhe com a chuva, deves secar-lhe bem as orelhas com uma toalha e um secador (sem chegar a queimá-lo).

As infecções mais frequentes provocadas pela falta de limpeza do ouvido canino são: otites, infecção do ouvido externo e feridas no canal auditivo. O pior que pode acontece a um cão com sujidade nos ouvidos é a falha de transmissão da vibração até ao ouvido interno e sistema nervoso.

Categorias: Higiene,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 25 de Setembro de 2013 | 11:16
Quarta, 21 de Agosto de 2013 | 10:23
Sábado, 24 de Novembro de 2012 | 14:08
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Sexta, 19 de Outubro de 2012 | 13:14
Sexta, 19 de Outubro de 2012 | 13:07
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.