Registar | Iniciar sessão
Higiene do cachorro 0 comentarios

Cuidados com os ouvidos do cão

Sexta, 19 de Outubro de 2012 | 13:07

Cuidados com os ouvidos do cãoA limpeza do canal auditivo dos nossos cães é uma das ações mais importantes e as vezes complexas dentro do que se considera o cuidado e a higiene das mascotes.

Para muitos donos de cães, sobretudo de raças pequenas, a tarefa de limpar os canais auditivos torna-se muitas vezes algo impossível.

Se se tiver em conta que muitas das mascotes se aborrecem com esta ação, e que reagem de forma muito violenta ou nada comoda para quem está a fazer a lavagem, torna-se mais complexo e na maioria dos casos não se consegue atingir o objetivo inicial.

Estes são alguns bons conselhos para limpar as orelhas e os ouvidos das nossas mascotes.

Um dos primeiros conselhos é centra.se no tipo de implementos que se podem usar na limpeza. Esta zona é muito sensível para eles, assim é necessário que o que utilizamos para a limpeza seja suave.

Os especialistas na matéria aconselham que se utilize algodão ou cotonetes como meios de limpeza que permitem um resultado mais suave para a mascote.

A higiene é a segunda das recomendações. Esta zona deve estar livre do contacto com as mãos, por isso é aconselhável utilizar luvas que ajudem a isolar as bactérias que possamos ter nas mãos.

É importante utilizar alguma substancia especial para a limpeza das orelhas dos cães, desta forma a mascote opõe menos resistência.

As formas com que se deve limpar os canais auditivos do cão devem ser leves e muito suaves, já que é muito provável que os canais fiquem irritados e apresente desconforto ou lesões muito depois.

Se o cão resistir de forma muito violenta a esta limpeza, uma das formas de o controlar é acalmando-o ou imobilizando-o com a ajuda de outros membros da família.

A lavagem ou limpeza das orelhas dos cães deve fazer-se uma vez por semana, desta forma cria-se um hábito no animal e é muito mais simples fazê-lo com o tempo.

Estes são alguns dos conselhos que se podem por em prática no momento de fazer a limpeza auditiva. No entanto, também é importante conhecer as formas em que se podem detetar doenças nos ouvidos do cão.

Uma das melhores formas é rever cuidadosamente o canal auditivo do cão dava vez que vamos realizar a limpeza. Desta forma, testamos com o cotonete se há substância estranhas ou diferentes da cor castanha normal e natural.

É importante que, no momento de fazer a limpeza, se reveja muito bem a cor desta zona da pele. Esta deve ser correspondente com a cor do cão, mas nunca de uma cor vermelha ou purpura.

Deve-se estar muito atento para que o cão não se encontre a excretar pus dos seus ouvidos ou que apresente um odor forte muito associado ao anterior.

Categorias: Higiene,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 21 de Janeiro de 2015 | 17:34
Quarta, 25 de Setembro de 2013 | 11:16
Quarta, 21 de Agosto de 2013 | 10:23
Sábado, 24 de Novembro de 2012 | 14:08
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Sexta, 19 de Outubro de 2012 | 13:14
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.