Registar | Iniciar sessão
Higiene do cachorro 0 comentarios

A escovagem do pelo dos cães

Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00

A escovagem do pelo dos cãesA escovagem da pelagem do vosso cão é primordial para conservar a saúde e a beleza deste, e para eliminar todo o pelo morto de forma que este não se vá espalhando por todo o lado. Além disso, ao escovar o animal desde pequeno, vamos ligar-nos ao animal, já que a escovagem é um momento íntimo entre o cão e o seu dono.

Para realizar esta escovagem corretamente devemos seguir uma serie de passos e pautas que comentaremos a seguir. Também aprenderemos a frequência com que devemos fazer esta escovagem.

Benefícios da escovagem

O primeiro dos benefícios de escovar o pelo da nossa mascote é que retiraremos todas essas impurezas e pelagem morta que já não embeleza o nosso animal. Desta forma estaremos a deixar o pelo vivo respirar e com isto conseguiremos dar-lhe maior suavidade e brilho à pelagem do animal.

Outro dos benefícios de o fazer é que se controla a queda do pelo e a quantidade que se pode encontrar, espalhado pela casa. Escovando o pelo do nosso cão podemos recolher, de forma controlada, o pelo morto. Ao não fazê-lo, este acabaria por se espalhar pelos móveis, no chão, ou inclusive pelo ar do nosso lar.

Da mesma forma, ao escovar o pelo do animal estaremos a retirar elementos como gordura e partículas de pó que se encontram na sua pelagem. Dessa forma estimularemos o crescimento de pelo novo.

É muito recomendável que, na altura da escovagem, utilizar um spray com água e alguma substancia suavizante como bálsamo para poder fazê-lo de uma forma mais simples e sem causar dano ao resto do pelo.

Para escovar encontraremos muitos pentes no mercado, uns de dentes mais finos e outros com eles mais grossos. Tudo depende da grossura da pelagem do nosso cão e da quantidade que tenha. As raças de cães com pelo muito fino e curto não precisam de pente. Passando um pedaço de camurça pelo seu pelo, este ficará limpo.

Ao escovar frequentemente evita-se a formação de nós no pelo longo e sobretudo evita-se a possibilidade de ter que tosquiar a nossa mascote para eliminar os nós.

Conselhos para uma escovagem correta

Para realizar uma boa escovagem, é aconselhável acostumar o animal desde pequeno a deixar-se pentear. Com isto poderemos fazê-lo de forma rápida e divertida para ambos.

O cão deve aprender a ficar quieto e nós devemos fazê-lo com carinho e suavidade para não causar danos ou dores ao cão.

Já que antes falámos da escolha do pente, devemos saber que os de dentes de tipo natural são os recomendados. No caso do pelo longo, os dentes com comprimento mais extenso são os indicados. No caso do pelo curto, os dentes curtos são a melhor opção.

A escovagem deve realizar-se desde a cabeça e terminar na cauda, desenleando suavemente os nós que possam existir.

Quando à frequência, recomendasse a escovar todos os dias, aos cães de pelo muito longo e aos de curto, pelo menos uma vês por semana. Na época desde a primavera até ao outono deve-se intensificar a escovagem, já que é a altura da mudança de pelo.

Categorias: Higiene,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 21 de Janeiro de 2015 | 17:34
Quarta, 25 de Setembro de 2013 | 11:16
Quarta, 21 de Agosto de 2013 | 10:23
Sábado, 24 de Novembro de 2012 | 14:08
Sexta, 19 de Outubro de 2012 | 13:14
Sexta, 19 de Outubro de 2012 | 13:07
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.