Registar | Iniciar sessão
Higiene do cachorro 0 comentarios

Guia para dar banho a um cão

Sábado, 24 de Novembro de 2012 | 14:08

Guia para dar banho a um cãoDar banho ao cão pode ser um momento muito especial para nós e para a nossa mascote, se aprendermos como o fazer de uma forma agradável e tranquila. Isso é o que tentaremos aprender neste artigo com uma serie de conselhos e recomendações.

A primeira coisa que devemos ter presente é que o ideal é acostumar o cão desde pequeno a tomar banho. Quase todos os comportamentos se aprendem melhor nesses primeiros meses de vida, e o banho não é uma exceção.

Também devemos pensar no tipo de sabão ou champô que vamos utilizar. Os sabões para os humanos não são recomendáveis para os cães, porque contém químicos muito fortes que podem causar danos na pelagem e na pele do animal. Pelo que é necessário comprar um champô especial para cães.

Antes do momento do banho devemos escovar bem a pelagem do cão para remover o pelo já morto e também para eliminar os nós que possa ter. Esta escovagem faz-se tanto nos cães de pelo curto como nos de pelo comprido.

Quando já estiver pronto par ao banho, de começar a molhar-se o cão pela parte superior do corpo, desde o pescoço e os baixando até à cauda.

Uma vez molhado, ensaboaremos o animal começando pelas patas traseiras, passando pela cauda, subindo até ao lombo e o peito, e terminando nas patas da parte dianteira.

A cabeça e o rosto do animal são as últimas cousas a lavar, prestando atenção às orelhas e os olhos. Deve ser-se muito cuidadoso com esta zona do animal e evitar o contato da espuma do sabão com estes órgãos.

Uma vez que o cão esteja bem ensaboado, começaremos a enxaguar muito bem todo o sabão. Primeiro enxagua-se a cara e a cabeça, e iremos baixando até chegar à cauda e às patas. É muito importante que este processo seja bem feito, já que se se deixar champô no animal pode gerar irritações ou problemas na pelagem e na pele do animal.

Para terminar o banho, a secagem é importante. Para isto seca-se o excesso de água com uma toalha, primeiro fazendo-o na cara e na cabeça e depois no tronco, as patas e finalmente a cauda.

Se tiveres um secador, usa-o para terminar a secagem. Não coloques o aparelho muito próximo da pele do cão e assegura-te de que o calor que gera não seja desagradável para o animal.

Conselhos para dar banho ao cão

- O primeiro, já disse anteriormente, que é acostuma-lo desde cachorro.

- O cão estará mais confortável se usarmos água tépida.

- Evitar acima de tudo que entre água ou sabão nos ouvidos e nos olhos.

- Os cães não costumam precisar de mais do que um banho por mês, mas tudo dependerá do sujo que estiver. De todas as formas não é recomendável dar-lhe anho muitas vezes de seguida, porque a sua pele pode ficar seca.

- Quando estivermos a secá-lo, devemos aproveitar para lhe dar uma última escovagem.

Categorias: Higiene,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 21 de Janeiro de 2015 | 17:34
Quarta, 25 de Setembro de 2013 | 11:16
Quarta, 21 de Agosto de 2013 | 10:23
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Sexta, 19 de Outubro de 2012 | 13:14
Sexta, 19 de Outubro de 2012 | 13:07
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.