Registar | Iniciar sessão
Higiene do cachorro 0 comentarios

Transforma o banho do cão numa experiência agradável

Quarta, 21 de Agosto de 2013 | 10:23

Transforma o banho do cão numa experiência agradávelTens problemas para dar banho ao teu cão? Foge, chora, inclusive mostra-se agressivo? Tiveste de o levar a locais especializados porque simplesmente não lhe consegues dar banho? É um problema muito comum… E deve-se, quase sempre, ao banho se tornar um trauma para o cão, seja porque não é bem dado, ou porque se induz a crer que é uma má experiência.

Dá-te conta disto: a tua própria tensão e a tua preocupação pelo banho ser um problema é o que pode fazer com que o teu cão tenha medo e resista com todas as suas forças.

Mas se conseguires converter esta experiência em algo agradável as coisas serão muito diferentes. Sabes os anúncios de champôs, onde saem caem a tomar banho muito contentes e a brincar com os seus donos? É possível conseguir isso, prometo! Transformar o banho num jogo é algo que podes conseguir, se souberes como.

A regra básica para conseguir que isto seja algo agradável é a tua própria atitude para com o evento: não estejas nervoso, não estejas tenso nem preocupado. A atitude é tudo para um cão, é a linguagem que lhe transmites. Se estás preocupado ele vai reparar, e pensará que o que se está a passar é algo de mau, de modo a que resistirá.

1- Não metê-lo na água de uma vez só. Tens de ir pouco a pouco, deixar que se aproxime. Ao ser possível, há que conseguir que o mesmo entre na banheira ou onde quer que lhe dás banho. Não se deve obrigar.

2- Molhá-lo pouco a pouco. Primeiro as patas, depois um pouco das costas, o pescoço, etc. Ir lentamente para que não se sobressalte.

3- Transformar tudo num jogo. Se estiver calmo, dá-lhe guloseimas e fala-lhe com carinho, elogiando-o. Não entende as tuas palavras, mas sim o que queres transmitir: que estás orgulhoso da tua atitude.

4- Procura que não passe sabão para os olhos, dói o mesmo que dói a ti! Muitas pessoas ignoram este facto e claro, a dor faz com que o cão não queira repetir o banho… Para além disso, assegura-te de usar um champô para cães, porque os seus produtos são diferentes dos nossos, e o teu champô poderá fazer-lhe pior do que melhor.

5- Na altura de secá-lo procura começar pela cabeça. Se tiver a cabeça seca há menos probabilidades que se sacuda, e poderás secar com mais calma o resto do corpo.

Isto não é tudo sobre o banho dos cães, claro, mas é o mais básico. Não hesites, quando chegar o momento mantém uma atitude relaxada e brincalhona para que o teu cão não tenha medo.

Categorias: Higiene,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 21 de Janeiro de 2015 | 17:34
Quarta, 25 de Setembro de 2013 | 11:16
Sábado, 24 de Novembro de 2012 | 14:08
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Sexta, 19 de Outubro de 2012 | 13:14
Sexta, 19 de Outubro de 2012 | 13:07
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.