Registar | Iniciar sessão
Raça Labrador Retriever 0 comentarios

Labrador Retriever

Sexta, 31 de Agosto de 2012 | 11:05

Labrador RetrieverHistória da raça

A origem do Labrador Retriever está no século XIX, na Gronelândia. O cão ajudava os pescadores já que estava ensinado para saltar para a água quando o barco chegava ao porto e recolhia com a sua boca as pontas das redes cheias de peixe e arrastava a rede para terra. Os seus companheiros humanos da tripulação esvaziavam a carga.

Segundo esta teoria, alguns destes exemplares viajariam até ao Reino Unido onde passariam a trabalhar com os caçadores. Aqueles cães de Terranova possuíam dois tamanhos bem distintos. Uns eram conhecidos como Terranova e os outros, de menor tamanho e pelagem curta, como cão de St. John. É esta última variedade a que se considera como ancestral do atual Labrador Retriever.

Assim como esta raça foi indispensável em épocas anteriores, também o é hoje nos nossos dias, já que o Labrador moderno conserva esta orgulhosa tradição de ser um trabalhador nato. Atualmente existem Labradores treinados para detetar narcóticos e explosivos pelo seu sentido de olfato apurado e a sua boa memória, que lhes permitem detetar minas enterradas a grandes profundidades.

Também é apreciado como cão de caça com caçadeira, pela sua habilidade para arrastar animais feridos, e porque quando apanha uma presa não a morde com força com a sua boca “suave”. Ainda que a maior fama que tem o Labrador no seu trabalho com os humanos é como cão guia e ajudante para pessoas com dificuldades físicas.

Caraterísticas Físicas

O Labrador Retriever é forte com um corpo robusto, com um crânio amplo e um pescoço poderoso. Possui umas mandíbulas de comprimento médio, poderosas mas não afiadas. O focinho é amplo, com as fossas nasais bem desenvolvidas. Os olhos são de tamanho mediano e muito expressivos.

É caraterístico do labrador a sua cauda caraterística (grossa até à base, vai-se adelgando gradualmente até à ponta) de comprimento médio, recoberta com um pêlo curto e denso.

A pelagem é densa e resistente à água. É curta, muito densa e sem caracóis, pelo que dá uma sensação de extrema dureza ao tato. As cores que geralmente se encontra esta raça são o preto, o amarelo, o dourado, cor creme ou chocolate uniforme, às vezes com algumas manchas brancas no peito.

Caráter e comportamento

O cão Labrador retriever é disciplinado, pacífico, manso, amigável, tranquilo, alegre e nada agressivo. É muito adequado como cão de família já que é obediente, dócil e faz-se amigo das crianças muito facilmente.

Bom nadador, vive feliz nas zonas onde o mar está próximo. É confiante, inteligente e adapta-se a quase qualquer ambiente. Gosta muito de chamar a atenção e precisa de sentir-se parte da família. É fácil de treinar e aceita com entusiasmo todo o tipo de tarefas, mas para que aprenda corretamente estas tarefas é necessário que seja treinado logo numa idade muito recente.

Cuidados da Raça

Comprovando a sua atividade física ao longo da história entenderemos rapidamente que esta raça possui uma energia muito grande, pelo que precisa de trabalhar e brincar com regularidade. Com passeios longos 3 a 5 vezes por semana com um passo normal e brincar é suficiente. E se tivermos mar ou lago perto é conveniente que o cão nade e brinque dentro de casa.

Para a sua pelagem deveremos escová-lo 3 vezes por semana com uma escovagem com dentes duros para manter o seu pêlo com brilho e eliminar os pêlos soltos.

Labrador Retriever
Labrador Retriever Labrador Retriever Labrador Retriever Labrador Retriever Labrador Retriever Labrador Retriever Labrador Retriever Labrador Retriever Labrador Retriever Labrador Retriever Labrador Retriever Labrador Retriever Labrador Retriever
Categorias: Labrador Retriever,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 24 de Abril de 2013 | 16:26
Quarta, 5 de Dezembro de 2012 | 12:07
Quinta, 18 de Outubro de 2012 | 13:10
Terça, 18 de Setembro de 2012 | 16:34
Quarta, 30 de Março de 2016 | 18:32
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.