Registar | Iniciar sessão
Raça Labrador Retriever 0 comentarios

Origens do Labrador Retriever

Quarta, 5 de Dezembro de 2012 | 12:07

Origens do Labrador RetrieverPara falar da história e das origens do Labrador Retriever é necessário começar por conhecer o seu país natal. O país originário desta magnífica raça é a Inglaterra e é lá que se inicia toda a sua história.

Este formoso animal foi visto e usado como cão de caça pela primeira vez pelos ingleses. As suas presas comuns eram as aves como os faisões e também os patos.

Acredita-se que as origens desta raça se encontram na famosa Ilha de Terranova. A história de vida humana neste lugar remota aos seculos XV e já no XVII onde se criam verdadeiras comunidades formadas por pescadores.

Nesse mesmo tempo dá-se origem ou descreve-se a presença desta raça. Devido à severidade da ilha quanto ao seu terreno e ao clima, os cães Labrador Retriever desenvolveram as suas paras de forma particular para ter um perfeito apoio.

Desta forma foi uma ilha onde se converteram numa das raças mais especialistas e funcionais na altura de nadar e de se mover na água.

Nos seus princípios, a raça Labrador Retriever não era a única que era utilizada para a caça na ilha de Terranova. Mas rapidamente foram substituídos por estes devido as habilidades destacadas do Labrador Retriever.

Naqueles tempos, a maioria de exemplares da raça eram de cor negra, embora na atualidade são aceites em tons dourados e também de chocolate. Dessa forma, no seu início, conheciam-se com o nome de cães de água devido às suas capacidades e ao seu gosto pela natação.

No ano 1825 um conde reconhecido leva alguns destes exemplares para a Grã-Bretanha. Desde a sua chegada à ilha britânica, estes foram muito bem acolhidos pela aristocracia, que a mantiveram limpa como raça.

Foi apenas no ano 1903 que uma das sociedades caninas mais importantes do mundo deu reconhecimento de raça ao Labrador Retriever. Em 1916 cria-se o primeiro clube desta raça e foi em 1923 quando se realiza o primeiro padrão detalhado.

Antes do início da primeira Guerra Mundial, os Labradores Retriecer já tinham chegado à América do Norte iniciando a sua entrada pelo Canadá até chegar aos Estados Unidos. Apesar de no início não terem sido populares, com o tempo foram ganhando muitos seguidores.

Já falando do tempo presente, esta raça teve uma evolução de popularidade muito bem-sucedida. As suas habilidades, o seu físico e o seu caráter excelente tornaram-no num dos melhores amigos do homem em todo o mundo.

Atualmente não é muito usado como cão de caça, mas é muito popular como mascote, cão de companhia e também como assistente de pessoas com incapacidades.

Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sábado, 2 de Julho de 2016 | 11:23
Quarta, 22 de Janeiro de 2014 | 14:17
Quinta, 27 de Junho de 2013 | 14:01
Quarta, 24 de Abril de 2013 | 16:26
Sábado, 16 de Fevereiro de 2013 | 13:27
Terça, 11 de Dezembro de 2012 | 12:51
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.