Registar | Iniciar sessão
Raças de cães 0 comentarios

A forma mais eficiente de educar um Beagle

Sexta, 1 de Fevereiro de 2013 | 13:00

A forma mais eficiente de educar um BeagleSe te encontras neste espaço, talvez tenhas um cão desta bela raça, ou pretendes arranjar um à mínima oportunidade. Mas claro, precisas saber como educar um Beagle para que tenha um bom comportamento, não faça as suas necessidades pela casa, não ladre e, definitivamente, não tenha vícios indesejados.

Sabias que a história de uma raça pode ajudar a compreendê-la para depois a poderes educar? Neste caso em concreto, o Beagle têm uma origem claramente de caçador.

A sua função era a de rastrear uma presa pelos bosques, entre árvores e pelo matagal, por isso tem um olfato muito preciso, dos melhores do mundo canino. Além disso corre muito e tem grande resistência. Isto deve-se à nobreza caçar a cavalo.

Desta forma, não só tem uns sentidos muito apurados, como também a necessidade o converteu num animal com muitíssima energia. O que significa isto? Que se não a gastar pode tornar-se destrutivo. Perante tudo isto, não se deve confundir com “maldade”, como acontece muitas vezes.

Como educar o Beagle para evitar estes problemas?

O principal é que tu sejas o seu líder, para que te obedeça quando lhe deres uma ordem. Como qualquer cão, o Beagle é um animal de manada, que precisa de uma hierarquia: um chefe e os seus seguidores. Se tu não fores “digno” o suficiente, ele tomará o posto, e isto pode ser um problema.

Para o evitar, para ser o alfa da manada, deves ser firme (o que não significa bater-lhe nem gritar, isso nunca!) e consequente, dar as mesmas respostas aos mesmos comportamentos e nunca ceder.

O que significa isto? O teu Beagle deve ganhar as recompensas (guloseimas, caricias, inclusive algumas palavras ditas com doçura já constituem um prémio) conforme aquilo que queres que ele faça.

Primeiro tens que ensiná-lo, claro, para poder ter a sua atenção, há que cansá-lo, porque tem muita energia e isso torna o animal frenético. Dá longos passeios e brinca muito com ele, incentiva-o a rastrear, esconde guloseimas e ensina-lhe a procura-las, ou lança um pau para que ele o traga de volta.

Todas estas coisas são uteis porque passam tempo juntos, divertem-se, fortalecem os laços, ele cansasse, e além disso reforça a sua obediência perante ti. Tem tudo!

Logicamente a educação de um cão não é fácil, mas também não é tão difícil como muitas pessoas acham. Qualquer um pode educar um Beagle sempre que se comporte como um líder, isto é, que seja consequente, firme e seguro. O mais importante é ser paciente e ter muito claro o que queres do teu cão.

Categorias: Raças de cães, Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Quarta, 27 de Março de 2013 | 15:26
Quinta, 21 de Março de 2013 | 11:29
Quarta, 20 de Fevereiro de 2013 | 12:37
Sábado, 9 de Fevereiro de 2013 | 14:37
Sábado, 2 de Fevereiro de 2013 | 11:27
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.