Registar | Iniciar sessão
Raças de cães 0 comentarios

Komondor

Sexta, 13 de Junho de 2014 | 18:02

Raça de cão KomondorOs cães da raça Komondor são animais de origem húngara que se caracterizam principalmente pelo grande tamanho do seu corpo e pelo seu pêlo longo e trançado. Esta raça de cão é especialmente útil para espaços abertos como quintas, onde se especializam no cuidado dos rebanhos.

História da raça

A origem desta raça não está de todo comprovada, mas acredita-se que surge das raças de cão asiáticas. Seguindo as teorias, este chegaria à zona actualmente conhecida como Hungria através dos magiares por volta do século XI.

O que sim está mais claro é que desde das suas origens este cão foi utilizado para a protecção do gado, não para o mobilizar. O seu trabalho era protegê-lo e defendê-lo de outros predadores como lobos e intrusos.

Com a industrialização e com o aumento de zonas cultiváveis o seu papel no cuidado dos rebanhos perdeu muita relevância. Não obstante este conserva ainda actualmente esse instinto protector, sentindo-se muito unido ao seu dono e à sua propriedade. Este é muito consciente dos limites do seu território e é capaz de protegê-lo eficazmente, ainda que aparentemente está sempre relaxado.

O nome Komondor é muito provavelmente originado da palavra “gumandur”, formada pelo sufixo –dur do turco e da palavra Coumans, que era um povo actualmente extinto de cavaleiros nómadas da Ásia central que se instalou na zona húngara no século XIII.

Características físicas

Como dizíamos no início do artigo, os seus traços mais características são o grande tamanho e o longo pêlo que apresenta, apresentando este para além disso uma ondulação muito característica. O seu tamanho pode ir desde dos 70 até aos 80 cm. O peso nos machos ronda os 70 quilos, enquanto as fêmea rondam os 60 quilos.

O seu corpo está bem proporcionado e apresenta uma forma ligeiramente quadrada. A sua cabeça é de grande tamanho e nela os olhos costumam estar escondidos debaixo da grande quantidade de pêlo que possui. Apresenta igualmente uma boa estrutura óssea e uma musculatura bem desenvolvida, o que lhe transforma num cão forte e poderoso. Não obstante é um cão ágil, ainda que o seu corpo poderoso possa indicar o contrário.

O seu pêlo longo e ondulado apresenta uma textura áspera. No standard da raça apenas é aceite o pêlo branco, mas é possível encontra-lo de outras tonalidades ou com manchas. Mas para o standard estas características serão falhas.

Carácter e comportamento

Devido ao seu grande tamanho e também à sua natureza pouco carinhosa e independente, não é um cão aconselhável como animal de estimação ou cão de companhia. É um cão cuja história se desenvolveu no campo, o que faz com que se adapte mal à vida na cidade. No seu habitat é também um excelente cão de guarda com muitas vantagens, graças à sua lealdade, à sua inteligência e à sua força.

É um cão calmo, mas ao mesmo tempo activo e brincalhão. Necessita de grandes espaços para se “defender” e em nenhuma circunstância se acostumará à vida de cidade e de um apartamento.

Protegendo o seu território, este não retrocederá perante nada nem ninguém. O seu tamanho imponente vê-se acompanhado por um ladrar poderoso capaz de colocar qualquer intruso no seu lugar. Mas é um cão que reconhece num instante a sua família e os amigos dos seus donos, pelo que é completamente calmo. A realidade é que ainda que o seu tamanho possa impor, este é um excelente guardião protector para os mais pequenos.

Cuidados da raça

Ter um Komondor equilibrado requer uma educação estrita. Mas se formos impossíveis de sermos atingidos com as suas tentativas de fazer-nos ceder perante os seus caprichos, este apresentará um comportamento excelente. A paciência e o esmero são fundamentais já que podem ser animais muito teimosos.

Precisam igualmente de muito espaço para poder correr e protegê-lo, satisfazendo desta forma ose seus instintos mais básicos. O seu pêlo peculiar que lhe faz parecer uma ovelha também requer atenção. No caso desta raça não devemos escová-lo, mas sim tosquiá-lo.

Fotos da raça Komondor
Raça de cão Komondor Pêlo do cão Komondor Cão pequeno Komondor Perfil da raça Komondor Cachorro de raça Komondor Cabeça do cão Komondor Cão Komondor de exposição
Categorias: Raças de cães,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 30 de Março de 2016 | 18:32
Terça, 28 de Janeiro de 2014 | 10:27
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Quinta, 20 de Junho de 2013 | 17:21
Quarta, 27 de Março de 2013 | 15:26
Quinta, 21 de Março de 2013 | 11:29
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.