Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Akita Inu

Quinta, 18 de Outubro de 2012 | 12:35

Raça de cão Akita InuHistória da raça

Existem evidencias históricas da existência desta raça de cão no Japão desde à uns cinco mil anos. Na antiguidade eram os cães que escoltavam os samurais. Já nas épocas mais atuais, a meio da década dos anos 20, a raça Akita Inu foi declarada como património do Japão.

O seu nome deve-se a uma região localizada no norte da ilha do Japão chamada também Akita Inu.

Devido à sua grande beleza e elegância, foi levada a outras partes do mundo onde também gozou de grande popularidade. Mas infelizmente esta raça passou por uma época muito obscura.

Nesta chegou-se a usar a sua pelagem para elaborar elementos de vestuário e igualmente se realizaram cruzamentos com outras raças como o pastor Alemão. Com isto, esta raça foi posta em perigo, embora felizmente se tenham eliminado todas estas práticas.

Caraterísticas físicas

Com 61 até 67 centímetros de tamanho, o Akita Inu é um cão grande. A sua estrutura óssea e muscular é forte, e possui boas proporções no seu corpo.

A sua cabeça, patas e tronco são de tamanho proporcional e o seu corpo é silo e sem rugas. Possui um focinho alargado e de terminação arredondada. Pode dizer-se que tem olhos pequenos de forma triangular. As cores mais comuns nos seus olhos são o cinzento e normalmente são de um tom muito escuro.

As suas orelhas também possuem um tamanho pequeno e são de forma triangular sem terminar em ponta, sendo mais bem arredondadas. O seu pescoço é ligeiramente curto e algo espesso. Possui uma linha perfeita e bem definida entre o pescoço e cabeça, o que deixa o Akita Inu livre de barbelas ou saliências.

A sua cauda é espeça e arqueada para a frente. Além disso possui um pelo abundante pelo que também é espesso. Os seus movimentos são muito fortes e além da sua estrutura do seu corpo é muito ágil e flexível.

A sua pelagem é lisa, espessa e abundante na parte de fora. Internamente possui um pelo delgado e também muito abundante que o protege do frio. Podem encontrar-se exemplares de cores vermelhas, brancos, ou vermelhos com terminações em preto.

Caráter e comportamento

No seu caráter destaca-se a sua veemência e energia. Também vemos nele uma grande inteligência e uma força considerável. Bem-educados e treinados, os cães Akita Ino são excelentes cães de companhia e de proteção.

Esta raça demonstra a sua valentia nas situações, aparentemente desfavoráveis para ele, como confrontos como animais do mesmo tamanho que ele ou até maiores.

Apesar disto não é um cão agressivo e muito menos associal.

Os Akita Inu são cães carinhosos, pacientes e cheios de amor, tanto com os adultos como com as crianças. Mostram muita fidelidade e afeto aos seus donos.

Cuidados da raça

Dentro dos cuidados especiais para esta raça destacamos muita atividade física, uma correta e firme educação e muita paciência e amor. A sua pelagem requere uma escovagem semanal.

Akita Inu
Akita Inu Akita Inu Akita Inu Akita Inu Akita Inu Akita Inu Akita Inu
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.