Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Basenji

Quarta, 17 de Outubro de 2012 | 12:40

Raça de cães BasenjiHistória da raça

O Basenji não é uma raça de cão muito conhecida. A sua origem teve uma finalidade particular e era a de servir como cães de caça, não para a aristocracia ou a realeza, mas para as populações do antigo Congo.

Esta é uma raça de cão originária em África e era a companhia perfeita para as populações da zona. As antigas populações de pigmeus utilizavam esta raça de cão para que os ajudasse a encontrar e caçar diferentes espécies de animais da selva.

Acredita-se que o nome Basenji nasce da população Bashingi do Congo e que ao ser utilizados pelas pessoas de lá, tomaram este nome.

A presença do Basenji na vida das populações era igualmente mística, já que tinham a crença de que o tinha a habilidade de afastar os maus espíritos e de saber diferenciar entre almas boas e almas que não o eram.

Por esta razão o cão de caça passou de ajudar nesta tarefa, a ser protetor das cabanas e também o cuidador das almas nos cemitérios ou lugares de enterro da população.

Em 1800 (embora a data não seja exata) foram apanhados vários exemplares desta raça e tentaram transporta-los desde África até à Europa, embora a viagem tenha saído mal, já que todos faleceram na viagem. Foi apenas na década de 30 que se conseguiu levar a raça até à Europa e de lá, para a América.

Caraterísticas físicas

Em traços gerais, este cão é de tamanho medio, embora apresente uma aparência musculosa, forte e compacta. A sua pelagem é bastante curta devido às condições climáticas nas quais se originou a raça.

Caráter e comportamento

Diz-se que ao possuir um cão desta raça é o mesmo que ter um gato em casa. O Basenji é um animal que não emite nenhum som. Nunca ladra nem faz sons semelhantes. Os sons do Basenji parecem-se mais a uma espécie de assobio surdo, quiçá uma herança dos seus antepassados para se comunicarem nos momentos de caça.

Diz-se também que apresenta uma semelhança com os gatos porque realiza um processo de acasalamento diário idêntico ao dos felinos, comportamento que difere muito do resto dos cães.

Em geral são cães muito ternos, carinhosos e seguros. São ativos, curiosos e algo destrutivos quando são cachorros, pelo que é importante educa-los desde pequenos para que não façam desastres quando chegarem à idade adulta.

Cuidados da raça

Esta raça não requere cuidados especiais. É importante que realize atividades físicas e mentais para evitar que se volte a tornar agressivo. Desta forma é importante que não permaneça muito tempo em casa já que desenvolve este tipo de condutas.

Em relação a uma higiene não requere uma escovagem frequente visto que a sua pelagem curta facilita a limpeza.

Basenji
Basenji Basenji Basenji Basenji Basenji
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.