Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Bichon Maltês

Quarta, 17 de Outubro de 2012 | 12:10

Raça Bichon MaltêsHistória da raça

O Maltês caracteriza-se por ser uma raça que formou parte das famílias mais nobres e influentes dos seculos passados. Entre as histórias que se têm ao redor da verdadeira origem desta raça, existem provas de esculturas que datam até 6000 antes de cristo.

Foi companhia de imperadores e de reis, e acredita-se que este cão chegou à China com o qual daria como resultado o pequinês que atualmente conhecemos.

Seja qual for a sua origem, a realidade é que o cão apareceu no mediterrâneo central usado pelos romanos como um animal ideal para caçar ratos e ratazanas que se introduziam nas Adegas onde se guardava os alimentos.

Contudo também se sabe que ao longo da história tem sido um cão de companhia de pessoas que formavam parte da realeza. Por isso é um dos cães que mais apareceu em obras de arte.

Atualmente esta ideia do Bichon Maltês ser um cão de companhia não mudou. Atualmente é bastante popular pela sua carismática beleza e pelo seu caráter tranquilo.

Caraterísticas físicas

Os cães de raça Maltês formam parte do grupo de raças pequenas do mundo. Os machos não medem mais de 21 centímetros de altura enquanto as fémeas não excedem os 20 centímetros.

A sua complexão geral é a de um cão robusto e forte. O seu tamanho não influencia a sua complexão óssea, pelo que muitos podiam pensar que é uma raça frágil.

Muitas das formas de certas áreas do corpo do Bichon Maltês como a cabeça, apresentam uma figura ovalada, olhos grandes e nariz preto. Em geral é um cão que expressa muita doçura e beleza.

A pelagem desta raça é bastante caraterística já que possui um pelo muito muito abundante mas de uma só capa, não sendo como as outras raças que possuem dupla pelagem que os torna resistentes à água.

Caráter e comportamento

O Bichon é um cão ideal como animal de companhia. São muito fiéis e amigáveis e possuem uma grande energia, o que os torna cães muito ativos.

Entre os traços negativos do Bichon, é importante realçar que são cães muito ciumentos com os seus donos. O seu sentido de proteção é um ponto a favos, mas podem tornar-se agressivos com outros animais e outras pessoas.

Normalmente esta raça dá-se melhor com os adultos do que as crianças, e têm a peculiaridade de roubar os objetos e mordê-lo até os desfazer totalmente.

É importante que se tiverem estes cães desde cachorros, os treinem bem para evitar precisamente este comportamento quando forem adultos.

Cuidados da raça

Entre os concelhos para o cuidado desta raça, encontra-se como primeiro e mais importante, o do cuidado da sua pelagem.

Pelas caraterísticas do seu pelo é importante que se escove todos os dias ou mais tardar, a cada dois dias, com o fim de evitar nós ou enleios.

Também é importante que a pelagem seja cortada nas épocas de verão para que, desta forma, não sofra um calor excessivo. Desta forma, a sua manutenção será muito mais simples.

Fotos da raça Bichon Maltês
Bichon Maltês Bichon Maltês Bichon Maltês Bichon Maltês Bichon Maltês Bichon Maltês Bichon Maltês Bichon Maltês Bichon Maltês Bichon Maltês Bichon Maltês Bichon Maltês
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.