Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Cães Briard

Segunda, 11 de Março de 2013 | 11:02

Raça de cães BriardA origem da raça de cães Briard não é muito precisa, embora a primeira referencia que se tem sobre ela seja no ano 1809 como cão ajudante dos agricultores franceses.

Desde sempre que foram cães criados e muito bem selecionados para trabalhar como cães pastores nas quintas. Também foram bons cães guardiões e perfeitos animais de companhia.

Já no seculo XX estes cães foram usados nas guerras e ocuparam o importante posto de sentinela. Da mesma forma no exército foram utilizados como cães de ajuda para localizar soldados feridos.

Atualmente são reconhecidos como bons cães de companhia devido ao seu caráter fiel e à suas tranquilidade.

Traços

Dentro dos traços da raça, destacaríamos o seu grande tamanho. Os Briard são cães de grandes dimensões. Os machos costumam medir mais de 60 cm e as fémeas mais de 50.

Nos seus traços caraterísticos também sobressaem as suas boas proporções, sendo um cão de estrutura forte, mas medida. O corpo do Briard é alongado e possui uma boa musculatura.

A sua cabeça é alongada e com formas arredondadas. Além disso possui boa pelagem na região da cara, formando umas sobrancelhas proporcionais e uma boa barba. A trufa é negra e na versão azul desta raça é azulada. O focinho possui forma quadrada e é bastante largo.

Quanto aos olhos, estes possuem uma forma ovalada e as cores normalmente são escuras, um pouco mais claras nos cães de tom azul. As orelhas são de forma plana, altas e possuem uma boa pelagem. As suas extremidades são muito fortes.

A pelagem do Briard é de textura suave e possui uma longitude larga. Possui também uma capa de subpelo não muito densa. Quanto à cor da pelagem, esta apresenta-se em várias versões. Os pretos e os leonados são os mais comuns, embora também possamos ver exemplares com mascaras em tons cinzentos ou também o popular Briard Azul.

Caráter

No caráter do Briard sobressai a quantidade de energia que possui. É um cão muito ativo pelo que gosta de brincar. Além disso é um cão muito familiar e afetuoso. Também é de caráter amável e fiel aos seus.

Também é um cão obstinado que necessita de uma boa educação para se converter num cão disciplinado e obediente.

Cuidados

A sua pelagem requer uma escovagem por dia. Deve-se também cuidar do tamanho desta na zona do rosto e das orelhas para que não cause problemas.

Também requer atividade física e jogos diários. Por último destacar o cuidado na educação, a socialização e a dieta equilibrada.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.