Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 1 comentarios

Cães Spitz

Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23

Cães SpitzOs cães Spitz são animais de físico bastante atractivo e pelo lindíssimo. Recomendam-se como animais de estimação para pessoas que disponham de muito tempo para cuidar deles, pois o seu pêlo assim necessita.

Dentro deste grupo incluem-se cinco sub-raças: Spitz tipo lobo ou keeshond, Spitz grande, Spitz mediano, Spitz pequeno e Spitz anão ou Pomerania. Estes cães apresentam características muito semelhantes, pelo que no presente artigo serão abordados algunos aspectos de forma geral integral.

HISTÓRIA DA RAÇA

A Federação Cinológica Internacional (FCI) considera os cães Spitz de origem alemã, enquanto outras sociedades caninas reconhecem o cão tipo lobo ou keeshond como oriundo de território holandês.

Os Spitz são descendentes directos do cão primitivo do Neolítico, chamado “Canis Palustris”, e mediante as localizações geográfica que diversas associações de cães oferecem, a arqueologia identificou-os a norte do mar Báltico.

Este grupo de cães inclui-se entre os que apresentam sangue de lobo. Até ao momento, não foram descobertas provas que exemplifiquem o cruzamento entre o lobo do norte e as raças de tipo Spitz que apresentam pêlo grosso, orelhas curtas e cauda encaracolada.

Não obstante, restos de esqueletos apontam para migrações de cães para o norte, nas quais ocorria o aparelhamento com lobos do Ártico. Esta mistura daria origem às raças Spitz tipo lobo, actuais. Da mesma  forma, um grupo de investigações sustem que durante o século XIX os ingleses criaram as raças Spitz pequeno e Spitz anão.

Ao falar deste grupo canino é importante destacar para alem disso o seu desenvolvimento nos países escandinavos, Rússia, Alasca e Canadá. Nestes territórios a raça Spitz constituiu uma ajuda enorme para os habitantes.

Cães SpitzCARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Os cães Spitz –incluindo todas as sub-raças- apresentam aparência muito semelhante, pelo qual as principais diferenças se advertem no tamanho e na cor do pêlo.

Vista de cima, a cabeça das raças Spitz apresenta forma de cunha, semelhante a de uma raposa. Por sua vez, o nariz destes animais é redondo, pequeno e escuro, em todos os tipos, excepto nos cães que possuem pêlo pardo. Os olhos são largos, oblíquos e escuros; enquanto as orelhas permanecem firmas em forma de triangulo com terminação pontiaguda.

Este grupo canino apresenta um perfil quadrado, propiciado por um corpo tão longo como a sua altura à cruz. As costas destes exemplares são pequenas, enquanto os pés são pequenos e arredondados. Por sua vez, a cauda é média, peluda e permanece enrolada sobre as costas do cão.

O pêlo destes mamíferos está formado por tua camadas, externa e interna. Na capa externa detecta-se pêlo comprido, recto e separado; na interna o pêlo é curto, denso e lanoso.

Ao observar-se detalhadamente os cães de tipo Spitz adverte-se que a cabeça, as orelhas, a parte interior das patas e os pés possuem pêlo curto e aveludado. Pelo contrário, o pescoço e os ombros apresentam pêlo frondoso.

Como explicou-se anteriormente, as camadas Spitz distinguem-se pela cor do pêlo e a sua estatura. As tonalidades distribuem-se da seguinte forma:

- Spitz tipo lobo ou Keeshond: acinzentado

- Spitz grande: preto, pardo ou branco

- Spitz médio: preto, pardo, branco alaranjado, acinzentado, creme, creme-zibelina, alaranjado-zibelina ou manchado

- Spitz pequeno: preto, pardo, branco, alaranjado, acinzentado, creme, creme-zibelina, alaranjado-zibelina ou manchado.

- Spitz anão ou Pomerania:  preto, pardo, branco, alaranjado, acinzentado, creme, creme-zibelina, alaranjado-zibelina ou manchado.

Em relação ao tamanho podem classificar-se da seguinte forma:

- Grande: 42 a 50 cm

- Médio: 30 a 38 cm

- Pequeno: 23 a 29 cm

- Anão: 18 a 22 cm

Cães SpitzCARÁCTER E COMPORTAMENTO

As distintas raças de cães Spitz apresentam um temperamento semelhante. Estes animais são muito alegres, dinâmicos e extremamente apegados aos seus donos (ainda que não chegam a crises emocionais prematuras).

Geralmente, costumam relacionarem-se bem com outros animais da casa. Quando não são bem socializados podem ser agressivos com cães estranhos ou do mesmo sexo. Para além de serem extremamente doceis, as raças Spitz não se relacionam bem com as crianças muito pequenas, ainda que se dão bem com bebés grandes.

São receptivos ao treino e bons guardas porque ladram com muita frequência. Não obstante, não são cães de protecção; o seu tamanho não o permite.

CUIDADOS DA RAÇA

As raças Spitz incluem cães saudáveis. Não obstante, entre os padecimentos mais frequentes encontram-se: displasia da anca, epilepsia e problema de pele.

Por sua vez, na raça Spitz anão ou Pomerania geralmente apresentam luxações das rótulas, colapso traqueal e perda de dentes.

O pêlo destas raças deve ser penteado e escovado, pelo menos três vezes por dia para manter-se em bom estado. Nas épocas de muda não se pode esquecer.

Fotos de cães Spitz
Cães Spitz Cães Spitz Cães Spitz Cães Spitz Cães Spitz Cães Spitz Cães Spitz Cães Spitz Cães Spitz Cães Spitz
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Sexta, 8 de Agosto de 2014 | 16:35
Comentários
Eliminar este comentário
Terça, 28 de Julho de 2015 | 07:22
Olá achei a matéria muito interessante. Sempre quis ter um cão splitz, mas acho que cuidar do pelo deles deve ser muito trabalhoso!
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.