Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Dogue Argentino

Terça, 1 de Janeiro de 2013 | 14:51

Dogue ArgentinoHistória da raça

A sua origem encontra.se no ano 1928 na cidade argentina de Córdoba. Lá, um reconhecido médico, aficionado pelos cães, foi quem realizou uma variedade de cruzamentos com o cão cordovão até obter a raça Dogue Argentino.

Devido ao seu caráter e à fisionomia do seu corpo, o Dogue chegou a ser uma das melhores raças já que a sua versatilidade nas funções se distinguiu desde o início. Por isso, o seu reconhecimento foi crescendo e tem sido um fiel companheiro durante décadas, como cão de caça ou como cão protetor e de companhia.

Foi só na década de 60 que a sua raça foi reconhecida no seu próprio país. Na década de 70 também foi aceite pela federação internacional como uma raça argentina.

Atualmente, graças às suas habilidades e ao seu temperamento, esta raça é utilizada também como cão policia e como auxiliar em resgates.

Caraterísticas físicas

Com 40 ou 45 quilos de peso, e com um tamanho que ronda os 60-68 cm, a raça de cão Dogue argentino está categorizada como de tamanho médio.

A sua cabeça, tal como o resto do seu corpo, é proporcionada. O seu corpo apresenta muita força muscular. O seu focinho é um pouco alongado. Os seus lábios e também os seus olhos contam com um pigmento característico de tom negro.

Os seus olhos são amendoados e a sua cor normalmente é castanho ou um pouco mais claro. As suas orelhas são de tamanho médio e a sua forma é arredondada. A sua cauda é longa e de boa grossura.

Quanto à pele, esta é lisa e não forma rugas permanentes. Podem apresentar-se algumas pigmentações negras mas em pouca quantidade. A pelagem é curta e densa, dessa forma é fina ou grossa, dependendo do clima. De todas as formas, é muito suave e apresenta como cor única o branco com uma mancha negra caraterística dos olhos e lábios.

Caráter e comportamento

Algo que destaca esta raça é o seu carinho, a sua sociabilidade e o seu caráter tranquilo. O Dogue argentino disfruta muito da companhia da sua família e gosta de jogos com as crianças.

Dessa forma é um cão muito valente e no momento em que seja necessário, servirá de proteção, já que o seu caráter é de defensor. Também é um cão muito fiel e sobretudo agradecido e carinhoso com o seu dono.

Cuidados da raça

Devido à sua pelagem curta, não precisará de muitas escovagens, mas precisará de pelo menos uma semanal. Contudo requer muita atividade física constante e uma alimentação equilibrada.

Devido ao seu caráter de caçador, é necessário educa-lo com paciência e também com amor para eliminar qualquer rasto de agressividade desnecessário.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.