Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Mastim napolitano

Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00

Cães Mastim napolitanoHistória da raça

Na origem deste cão grande encontra-se a antiga raça de cão romano Molosoide, também de grande tamanho. Este cão conta com uma história documentada desde o primeiro seculo depois de cristo e tem sido utilizado de diferentes formas.

Nos seus tempos de batalha, combateu juntamente com os exércitos romanos e é o ancestral de uma variedade de cães Mastins.

O nome desta raça em concreto deve-se à região de Itália onde se localiza. Nápoles é a cidade de origem desta raça e é la onde podemos encontrar mais exemplares destes cães.

Atualmente é uma raça de cão reconhecida sobretudo no continente europeu, embora pouco a pouco cá ganhando fama noutros continentes.

Caraterísticas físicas

Com um peso aproximado de 50 a 70 quilos e com tamanhos que vão desde os 65 centímetros até aos 75, a raça Mastim Napolitano é uma raça de tamanho grande e de corpo bem formado e proporcionado.

Possui uma incrível força nos ossos e músculos, sendo estes últimos tão potentes que lhe dão a aparência de um animal poderoso. Conta com uma cabeça ampla e um focinho não muito longo.

O Mastim Napolitano conta também com barbela e com grandes e numerosas pregas de pele na cara, pescoço e pouco mais no corpo. Possui também longas orelhas que se encontram em posição baixa.

Os seus olhos são de cor de café ou negro como o azeviche. Quanto à sua pelagem, esta é curta e espessa. Pode encontrar-se em cores como preto, cinzento, castanho e chumbo.

Caráter e comportamento

Apesar do seu grande tamanho e embora pudéssemos pensar que fosse um cão agressivo por natureza, não é assim. Na realidade é um cão que com uma boa educação e amor é muito pacífico, amável, sociável e equilibrado.

Além disso, carateriza-se por ser um cão muito inteligente. Caso se sinta atacado, costuma atacar de forma selvagem. Dessa forma é um cão muito seguro e tem esse sentido de proteção que poderia ser mal interpretado como agressivo.

É um cão que, em algumas ocasiões é teimoso e obstinado, além de independente. Por isso precisa de um dono e uma família muito firme no ensino e na educação.

Cuidados da raça

Pelo seu comportamento de protetor é necessário ensinar-lhes desde muito pequenos a interagir com estranhos para que não surjam ataques agressivos de forma repentina. Apesar de ser um cão obediente ma sua totalidade, a educação e também a autoridade deve ser mantida no ambiente familiar.

A sua pelagem precisa de uma escovagem semanal, requere uma limpeza correta das orelhas e dentição, e uma alimentação equilibrada, prestando especial atenção à alimentação excessiva, já que são cães muito comilões. Precisa também de atividade física de forma assídua.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.