Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Pastor australiano

Terça, 20 de Novembro de 2012 | 14:20

Raça de cães Pastor australianoHistória da raça

O pastor australiano tem as nas suas origens, varias raças de cães. Dentro das que mais se destacam, estão os cruzamentos entre os Dálmatas e também entre os cães de raça Collie.

A sua criação foi baseada na sua utilidade, centrada no cuidado e também na guia de rebanhos, especialmente de ovelhas, embora também tenha sido usado para guiar gado e até corrais de aves.

Depois de realizar diferentes cruzamentos, foi na década de 1890 que se dá a este cão, a categoria de raça. Atualmente, além de serem cães pastores, servem para o acompanhamento de pessoas incapacitadas e também são perfeitas mascotes para acompanhar e proteger.

Graças ao seu excelente olfato e inteligência, são usados pelas equipas de polícia para detetar substâncias ilícitas ou perigosas.

Caraterísticas físicas

Com 20 e até 27 quilos de peso, o cão de raça Pastor Australiano é um exemplar de grande tamanho e boas proporções corporais. O seu corpo é atlético e possui uma boa estrutura óssea e muscular.

A sua cabeça é de grande dimensão e o seu focinho é alongado. Os seus olhos de tamanho médio costumam ser castanhos. O seu pescoço é comprido e pode notar-se nele uma leve barbela. As suas extremidades são longas e musculosas. Possui, desta forma, uma cauda longa que normalmente está caída.

A sua pelagem é de tamanho médio e liso. É também abundante e espessa. As cores mais comuns que se apresentam no Pastor Australianos são os pretos, os azuis ou os castanhos com presença de algumas manchas brancas.

Caráter e comportamento

Este cão carateriza-se por ser muito inteligente e também pela sua firmeza e confiança. Além disso é um cão vigilante e muito forte. Ainda assim também se distingue por ser um animal fiel e afetuoso com a sua família, em especial com o seu dono.

Não é muito sociável logo no inicio e é muito desconfiado com os estranhos, pelo que se mantem alerta na presença de desconhecidos. Por esta razão é necessária uma boa educação e integrá-lo desde pequeno na vida social.

Também conta com um caráter muito ativo, pelo que disfruta fazendo exercício e jogando, sobretudo jogos que requeiram movimento e destreza.

Cuidados da raça

Dentro dos cuidados que os Pastores Australianos necessitam, encontramos uma boa escovagem da sua pelagem, pelo menos duas vezes por semana. Pelo seu caráter ativo, necessita também de realizar atividade física diária em espaços amplos em que possa brincar livremente.

Anteriormente já dissemos que é um animal um tanto desconfiado com os estranhos, pelo que uma educação firme e uma socialização desde cedo, lhe cairão muito bem.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.