Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Pastor belga

Sexta, 8 de Agosto de 2014 | 16:35

Raça de cão pastor belgaHistória da raça

Esta raça surgiu a finais do século XIX a partir da união de cães pastores que realizou um professor da escola de Medicina e Veterinária de Cureghem, um município da província de Anderlecht, Bélgica. Os cães condutores de rebanho eram de grande diversidade em tipo e pêlo.

O grupo liderado pelo professor A. Reul conseguiu o reconhecimento oficial da raça entre 1891 e 1897. Nestes anos fundaram o primeiro clube da raça e a partir de um censo selecionaram os melhores exemplares para cruza-los consanguineamente de tal forma que em Abril de 1892 foi possível registar o primeiro standard detalhado do cão Pastor Belga.

Características Físicas

A raça pastor belga é um cão muito elegante, robusto, de musculatura delgada e forte. De porte altivo, o peito é baixo, a cabeça é alta e longa mas delgada. A trufa é escura e o focinho médio com mandíbulas bem separadas e lábios finos e pigmentados.

Os olhos, ligeiramente amendoados, são médios com pálpebras negras. Olham de uma forma inteligente e alerta a todo o momento. O pescoço, um pouco alongado e bem musculado, não apresenta papada.

O torso apresenta umas costas firmes e musculadas, ligeiramente inclinadas. A cauda é longa ou média e curvada para trás, com muito pêlo. Cai de forma natural. Quando está alerta e em activo mantém-se firme.

O tamanho varia pelo género. As fêmeas vão de 56 a 62 cm de altura e 20 a 35 kg de peso, enquanto os machos chegam desde dos 61 aos 68 cm, medidos a partir do chão, e pesam entre 25 a 45 kg.

O pêlo do cão pastor belga é curto na cara e médio no resto do corpo. A sua cor é preta, ainda que existem 3 variedades menos conhecidas onde o pêlo pdoe ser mais abundante e de cor castanha ou cinzenta. A variedade Groenendael, que é a de pêlo preto, é a reconhecida oficialmente como pastor belga pelo American Kennel Club. As outras três variedades que existem são as Tervueren, Malinois e Laekenois.

Normalmente têm uns 5 a 6 cachorros por ninhada, ainda que algumas chegam até ao dobro desta quantidade.

Olhar do cão pastor belgaCarácter e comportamento

Os cães pastores belgas são muitos inteligentes, trabalhadores e obedientes. São utilizados no entanto como cães pastor, ainda que a sua habilidade de aprendizagem e inteligência valeu-lhes para treinarem como cães auxiliares de polícia. Defendem o seu amo assim como a sua propriedade.

Mostram-se sempre vigilantes, activos, tenazes e impetuosos. Ainda que não são agressivos, não sentem medo por nada.

Cuidados da raça

Necessitam de exercício diariamente. São cães de trabalho e como tal têm a necessidade de uma actividade física contínua, seja em brincadeiras, treino ou trabalho, o que seja que implique actividade física. Se queres saber como treiná-los, lembra-te que aqui falamos-te do treino do pastor belga.

A beleza do seu pêlo necessita também de um cuidado contínuo. Não deve faltar a escovagem. A pele deve ser vigiada de parasitas, ainda que também podem adquirir parasitas internas. No caso de arranhaduras ou queimaduras também podem ser utilizadas pomadas cicatrizantes. Isto pode ocorrer em cães que habituadas à casa são retirados bruscamente para terrenos duros sem um tempo de adaptação adequado a estes solos.

No caso de perde de pêlo, é necessário rever a alimentação e que o animal está a receber sol e ar livre suficiente. Não apresentam problemas específicos de raça.

As revisões pontuais em casa e as visitas ao veterinário são importantes. Normalmente os pastores belgas vivem entre 12 e 14 anos. Têm uma esperança média de vida de cerca de 12,5 anos. O maior registo no Reino Unido é de 18,2 anos de vida para um pastor belga.

Fotos do Pastor belga
Pastor belga Pastor belga Pastor belga Pastor belga Pastor belga Pastor belga Pastor belga Pastor belga Pastor belga Pastor belga Pastor belga Pastor belga Pastor belga Pastor belga Pastor belga
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.