Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Pastor dos Pirenéus

Quinta, 16 de Maio de 2013 | 14:06

Raça cão Pastor dos PirenéusHistória da raça

Para encontrar a origem da raça Pastor dos Pirenéus devemos voltar à época em que os suevos invadem a Gália. Os cães destes guerreiros alemães cruzaram-se com os cães pastores locais, e a raça fixou-se nos altos vales dos Pirenéus onde o isolamento contribuiu para preservar a pureza desta raça.

Um dos momentos críticos desta raça pode ser encontrado na primeira Guerra Mundial, em que esta raça dos Pirenéus ajudou muito o exército francês graças ao seu desenvolvido olfato e à sua destreza e habilidade.

Já na atualidade, os cães pastores dos Pirenéus usam-se principalmente para vigiar rebanhos de animais, embora cada vez encontremos mais animais que apenas exercem como animais de companhia.

Caraterísticas físicas

O tamanho destes cães é médio puxando para o pequeno, mas graças ao valor e à coragem que estes apresentam para poder realizar trabalhos de pastor de animais grandes como vacas. A sua agilidade, destreza e grande energia ajudam-no neste tipo de trabalhos.

É um cão que muscularmente esta bem dotado, apresentando um esqueleto forte e um corpo robusto e bem proporcionado.

A sua cabeça e o seu rosto apresentam umas formas ligeiramente triangulares, arredondadas e achatadas na cabeça, crânio e cara. Quanto ao seu pescoço, tal como as suas extremidades, é de comprimento longo e possui boa musculatura.

No seu rosto vemos um focinho de forma reta que termina numa trufa sempre de tons negros. Os olhos são de tamanho médio e a cor destes é escura. Estes apresentam um delineado negro.

Existem duas variedades de Pastor dos Pirenéus: uma de pelo longo e outra de pelo curto. Mas ambos os tipos apresentam um liso ou com leves ondulações.

Caráter e comportamento

O caráter do pastor dos Pirenéus é valente e maduro, como já dizíamos anteriormente. Além disso são cães muito inteligentes que podem aprender e realizar várias atividades, sendo de grande utilidade para os seus donos.

Também se destacam por serem cães muito leais, carinhosos e agradecidos com a sua família, embora em geral são mais especiais com o seu dono. Por este caráter é um cão especial para viver em família.

Também são cães muito reservados, sobretudo com as pessoas e animais estranhos. São cães sociáveis com outros animais, embora devamos educa-los desde pequenos para o serem. Caso não o façamos, podem ser muito territoriais e agressivos.

Cuidados da raça

Com uma escovagem por semana bastará para manter bem a sua pelagem. O que requerem é atividade física diária e também as vacinas necessárias para prevenir doenças comuns.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.