Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Setter irlandês

Quarta, 17 de Outubro de 2012 | 11:55

Setter irlandêsHistória da raça

O Setter Irlandês é outra das raças que formam parte do seleto grupo que foi criado para dedicar-se à caça.

A verdadeira origem do Setter Irlandês é muito desconhecido e apenas existem algumas teorias que conseguem explicar as suas origens. Acredita-se que, como cão de caça, começou com o cruzamento entre os seculos XVI e XIX para encontrar um cão de caça eficaz.

O nome “Setter” significa incitador pelo que é um animal muito direto e preciso, no que toca À caça. 

Uma das teorias dentro das origens do Setter baseia-se em que, em algum momento se chegou ao cruzamento de uma Water Spaniel e um Pointer. Desta forma conseguiu-se obter um cão com um olfato perfeito, obediência e uma estrutura física que lhe permite mover-se com facilidade.

Um dos momentos mais críticos que a criação destes animais passou foi na segunda guerra mundial, em que se chegou mesmo a pensar que a raça desapareceria.

Caraterísticas físicas

É bastante simples reconhecer um Setter irlandês. Uma das principais características baseia-se na cor do chocolate da sua pelagem. Além disso, a sua estrutura física é bastante esbelta, não são cães que denotem muita força, ou que sejam bem definidos e marcados pelos músculos.

O seu crânio é bastante pequeno e dão a ideia de ser alongados. Isto deve-se em grande parte ao seu focinho que lhe provém de um excelente olfato.

Outra das características que distinguem muito bem esta raça de cães é a pelagem. O pelo do Setter é curto na parte superior do corpo, mas cai abundantemente nas zonas do peito e abdómen.

A sua pelagem é comprida e sem ondulações, além de que está provido de grande brilho e simplicidade.

As orelhas deste cão apresentam uma forma triangular e são alargadas, terminando por cair para os lados da cabeça. Isto torna-os propensos a sofrer de infeções nas cavidades auditivas.

Caráter e comportamento

O setter irlandês foi desenhado para caçar, portanto são cães que possuem muita energia. É importante que realize atividades ao ar livre como correr ou dar longos passeios que lhe permitam concentrar as suas energias.

São cães muito nervosos, ficam assustados com ruídos fortes ou estridentes, e por esta razão pode ter uma serie de comportamentos pouco usuais.

Em geral é um cão muito agradável, embora muito indisciplinado e teimoso. É necessário que, desde pequeno, se o eduque estritamente sem pensar na sua aparência doce. Desta forma, quando forem adultos, será muito mais simples manejar o seu caráter.

Relativamente aos aspetos positivos, é um cão amigável, brincalhão e muito ativo, pelo que a sua companhia é a ideal para ser compartilhada com crianças.

Cuidados com a raça.

Uma das coisas que se deve ter muito em conta na altura de escolher esta raça como companheira é que o Setter é um cão que requere muita atividade.

É necessário que faça exercícios ao ar livre, brinque e corra em espaços naturais para que se sinta bem e para que esteja saudável.

Outro dos aspetos é o cuidado da sua pelagem, que requere uma escovagem diária e lavagens habituais para manter a qualidade do seu pelo.

Fotos do Setter irlandês
Setter irlandês Setter irlandês Setter irlandês Setter irlandês Setter irlandês Setter irlandês Setter irlandês Setter irlandês Setter irlandês Setter irlandês
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.