Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Shar Pei

Terça, 23 de Julho de 2013 | 11:23

Shar PeiHistória da raça

Para falar da história dos Shar Pei temos de voltar ao século II, com a dinastia Hag na China. A sua origem não está de todo claro, mas crê-se que provém do Mastim Tibetano e do Chow Chow.

Desde das suas origens, o Shar Pei foi utilizado pelos camponeses como cão pastor para tomar conta do rebanho, caçar javalis e guardar o terreno.

A fome e a extrema pobreza da China deixou a raça em perigo de extinção, já que os cães domésticos foram considerados um luxo, e muitos serviram inclusive como alimento. Felizmente um grupo de pessoas de Hong Kong na década de 60 iniciaram uma recoleção de Shar Pei para preservar a raça.

Caraterísticas físicas

Com um peso que vai dos 18 aos 30 kg, o Shar Pei é uma raça que destaca pela sua cabeça de grande tamanho e pelas boas proporções do teu corpo.

Nesta raça geralmente encontram-se rugas na pele nas zonas do corpo como a frente, o rosto e as costas.

A sua trufa é de grande tamanho e aceitam-se cores como o preto e outras que sejam compatível com o pelo do cão. O focinho dos Shar Pei é de forma ampla e possui lábios bastante carnudos.

Nesta raça encontramos pigmentação preta em regiões como as gengivas, a língua e a zona do paladar. Apresentam-se em ocasiões manchas de cor rosada.

A sua mandíbula e dentes são fortes. Os olhos, de forma amendoada, são de tamanho médio e possuem um tom de cor escuro. As orelhas são de pequenas dimensões e possuem uma forma triangular. Desta forma posicionam-se altas e se localizam com uma leve inclinação até à zona dos olhos.

O pescoço não é muito longo mas é forte. Este apresenta um ligeiro papo devido à pele que se encontra na zona. Nos cães já adultos devem-se apresentar leves rugas na pele. Estas apenas são aceitas na zona das costas e da cauda.

A região das costas é curta mas poderosa devido à musculatura do animal. Os seus ombros também são curtos e região do peito é ampla.

No Shar Pei a cauda é de comprimento médio e apresenta-se robusta. Os membros são fortes e sobretudo apresentam-se retos na parte da frente. Na traseira estão um pouco mais angulados. Os seus pés são médios.

Em relação ao seu pelo, este é curto e muito sedoso. As cores que são permitidas para estas raça são todas, mas em tons sólidos.

Caráter e comportamento

O caráter do Shar Pei é sobretudo carinho e tranquilo. Da mesma forma apresenta-se como uma raça de cão muito equilibrada e reservada com pessoas estranhas.

Para além disso é um cão muito obediente e inteligente. Por isso educá-lo é uma tarefa simples.

Cuidados da raça

Deve ser realizada atividade física diária. A sua pele requer de alguns cuidados para que não lhe deem irritações ou não se infete de parasitas. Devemos antes de qualquer vermelhão levar ao veterinário.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.