Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Terranova ou Newfoundland

Sexta, 7 de Dezembro de 2012 | 10:57

Raça Terranova ou NewfoundlandHistória da raça

O nome da raça deve-se à ilha de onde é originário: a ilha de Terranova. Ou como se conhece em inglês, Newfoundland.

Acredita-se que os seus antepassados foram os próprios cães da ilha que chegaram no ano 1100 graças aos vikings que navegavam por toda essa zona.

Apesar de os traços gerais da raça Terranova se terem mantido quase todos desde aquela época, apresentaram-se algumas mudanças graças aos cruzamentos com outras raças.

Desde os tempos antigos (acredita-se que seja desde o ano 1600) que se iniciou a vida desta raça junto com o ser humano. Os povoadores que chegaram à ilha aperceberam-se das suas habilidades de natação, assim como o seu caráter amável e o seu tamanho grande.

Por isso foi especialmente utilizado como cão de guarda, cão de carga, salva-vidas e caçador.

Caraterísticas físicas

Com um peso que vai desde os 45 aos 70 quilos, e um tamanho que varia entre os 66 e os 71 cm, esta raça é uma das maiores que se conhecem atualmente. ~

O seu corpo, em geral, é bastante simétrico e proporcionado. Os seus olhos são de tamanho médio e encovados. A sua cor normal é castanha ou um tom mais claro, dependendo da cor do animal.

O seu corpo em geral é de estrutura maciça e em que se destaca a sua cauda forte. A sua pelagem também é outra das caraterísticas deste enorme animal. Esta é de comprimento alongado, suave e liso. Possui duas capas de pelagem, uma mais curta que a outra, mas em ambos os casos densa.

Quanto a esta pelagem, podem apresentar-se variações de cores aceites como os cães de cor branca e também de cor negra ou chocolate.

Caráter e comportamento

Falar do caráter do Terranova é como se referir a um cão tranquilo e carinhoso, embora o seu grande tamanho físico não o sugira. Em geral, não é nada agressivo embora, dependendo da situação, possa pôr-se à cautela e em posição de defesa.

Pode dizer-se que é um cão muito amável pelo que gosta muito da vida em família, embora o seu grande tamanho seja quase sempre usado em quintas já que necessita de muito espaço para viver, realizar atividades de exercício e jogar.

É também um cão muito inteligente que aprende facilmente.

Cuidados da raça

Este cão, apesar do seu grande tamanho, não requer cuidados exigentes. O que se precisa é uma muito boa alimentação. Além disso, esta deve ser controlada, porque são cães muito glutões. Além disso também requerem de espaço suficiente para realizar as suas atividades desportivas.

Quanto à sua pelagem, esta deve ser escovada frequentemente e receber banhos esporádicos. A raça Terranova necessita também de um ambiente de amor e compreensão quando à educação, já que é sensível, e também um pouco teimoso.

Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.