Registar | Iniciar sessão
Saúde do cão 0 comentarios

Acidentes caseiros nos cães

Segunda, 11 de Fevereiro de 2013 | 13:00

Acidentes caseiros nos cãesInfelizmente, embora tentemos evitar por todos os meios os acidentes caseiros dos nossos cães, estes acontecem em algumas ocasiões. Golpes, indigestões, quedas, etc.

Para que possas atuar de forma rápida e correta perante alguma destas situações, a seguir veremos os acidentes caseiros mais comuns de cães para saber responder perante eles e conhecermos algumas recomendações.

Um dos primeiros acidentes em que nos podemos encontrar é que o animal engula algum elemento. Não importa o tamanho do objeto. Seja grande ou pequeno, qualquer coisa pode provocar a asfixia do animal.

Também podemos encontrar-nos com problemas como queimaduras na pele do animal, envenenamentos com plantas do jardim que são altamente tóxicas e podem causar desde irritações na pele até à morte, atropelamentos nas imediações do lar, se vivemos numa casa com jardim, etc.

Em qualquer dos casos anteriores (e nos outros que nos possam ter passado) a primeira coisa a fazer é ir ao veterinário rapidamente. Em caso de o cão apresentar sintomas de frio, deveremos abriga-lo muito bem até que possa ser atendido pelo especialista.

O que fazer com os acidentes caseiros nos cães?

Como vos dizia anteriormente, é importante que se vá imediatamente ao veterinário já que todos estes acidentes podem ser graves.

No caso de envenenamento deve provocar-se o vómito do cão e ir rapidamente ao centro veterinário. Se se conhecer a planta que ingeriu, o melhor é reconhecê-la para poder dizer ao especialista com que é que o cão se envenenou.

Conhecer os primeiros socorros caninos é fundamental nos acidentes caninos, já que isto nos dará tempo de chegar ao centro de atenção.

A primeira coisa a fazer depois do acidente é retirar com suavidade o animal do lugar dos feitos e tranquiliza-lo.

Coloca-o num lugar mais comodo, limpo e suave. Quando se perde a consciência por acidente recomenda-se a por o açaimo ao cão, já que ao despertar pode ser violente devido à dor forte causada pelas feridas.

É muito importante também que se coloque o pescoço na posição reta e que a boca se encontre aberta e a língua para fora para que não se asfixie.

Se o acidente é de queimaduras, não devemos tocar-lhes e levá-lo ao veterinário para que seja ele a trata-las. Não se deve cobrir a zona já que se pode afetar ainda mais a ferida.

Se se tratar de hemorragias, devemos realizar pressão ou um bom torniquete para evitar a perda excessiva de sangue. É fundamentar chegar muito rapidamente ao centro de atenção, já que pode dessangrar. A transferência deve ser muito cuidadosa para não piorar a situação.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Terça, 16 de Setembro de 2014 | 12:25
Sexta, 5 de Setembro de 2014 | 16:26
Segunda, 25 de Agosto de 2014 | 15:46
Terça, 12 de Agosto de 2014 | 16:55
Sexta, 11 de Abril de 2014 | 19:06
Quarta, 15 de Maio de 2013 | 17:17
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.