Registar | Iniciar sessão
Saúde do cão 0 comentarios

Automedicar os cães

Segunda, 25 de Agosto de 2014 | 15:46

Automedicar a los perrosMuitas pessoas correm o risco de automedicar o seu cão. Existem vários riscos e quase todos são riscos mortais. Aprende a confiar nos profissionais quando se trata de algo tão importante como a saúde do teu animal de estimação. Muitas vezes com as melhores intenções provocamos infelizes resultados.

Medicamentos humanos contra medicamentos para cães

Os medicamentos para humanos contêm a dose exacta para uma pessoa, atendendo ao tamanho, ao peso, à idade, etc. Não é correcto calcular se para ti does comprimidos de um analgésico servem, para o cão então um ou metade de um comprimento calculando a proporção entre o teu tamanho e o seu. Isso é completamente errado!

Os metabolismos são diferentes, os compostos químicos dos medicamentos sintetizam-se e degradam-se de formas distintas em cães e em humanos. É certo que historicamente alguns medicamentos humanos foram utilizados por veterinários para resolver os problemas sobre tudo urgências dos cães. Actualmente tudo mudou e existe todo o tipo de medicamentos específicos para animais e inclusive para cães.

Perigo dos medicamentos humanos

Normalmente os donos que administram medicamentos humanos aos animais de estimação não diagnosticaram previamente o seu cão através de um especialista. Eles mesmo sem consultar o veterinário determinaram empiricamente do que é que o cão padece e determinaram dar um dos seus medicamentos. Tudo isto apesar de ser feito com a melhor das intenções, querendo alivar o seu amigo sem saber que podem provocar efeitos que podem terminar com a vida do animal.

Os efeitos desta prática desastrosa podem ser hiperventilação, aumento da temperatura, vómitos que podem conter sangue também, depressão, dor abdominal e sangramento interno. Nos casos de intoxicação mais forte ou desatenção aos sintomas anteriores e dependendo do fármaco e da dose, podem chegar ao coma e também à morte.

Se observares algum destes sintomas depois de administrar algum medicamento humano ao cão, consulta imediatamente um veterinário, pois pode ser um caso de vida ou de morte para o teu animal de estimação.

Os analgésicos

Enquanto o nosso cão se queixa de dores nós sentimos no nosso coração um grande pesar e desejamos aliviar-lhe imediatamente. É por isso que os analgésicos e anti-inflamatórios são dos medicamentos mais administrados pelos donos aos seus animais sem prescrição veterinária prévia.

O ibuprofeno e o paracetamol são dos medicamentos mais utilizados indevidamente em animais de estimação pelos seus donos, e são medicamento a evitar.

O procedimento correcto

O procedimento correcto é constituído por apenas 3 palavras: consulta um veterinário. Por vezes não terás que ir com o animal de estimação, basta uma chamada telefónica para prevenir uma sobredose ou intoxicação muito grave no teu animal.

Deves compreender que o seu corpo não está preparado para os nossos medicamentos. As substâncias enzimáticas dos cães não são capazes de “atacar” e eliminar os químicos residuais e perigosos dos medicamentos para humanos.

Esta prática perigosa de automedicar os animais de estimação não inclui apenas os medicamentos humanos mas também as vacinações, as quais que ainda que sejam indicadas para os cães, também não devem ser administradas sem a preparação e indicação adequada por parte de um profissional.

Deves lembrar-te que a vida do nosso melhor amigo e companhia está nas nossas mãos a todo o momento, em nós confiou amá-los e ajudá-los da mesma forma que eles fazem connosco. Façamos da melhor forma sempre. É a única forma de saber que fizemos os possíveis sempre.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Terça, 16 de Setembro de 2014 | 12:25
Sexta, 5 de Setembro de 2014 | 16:26
Terça, 12 de Agosto de 2014 | 16:55
Sexta, 11 de Abril de 2014 | 19:06
Quarta, 15 de Maio de 2013 | 17:17
Terça, 23 de Abril de 2013 | 16:24
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.