Registar | Iniciar sessão
Saúde do cão 0 comentarios

Calendário de vacinação de cães

Quarta, 3 de Outubro de 2012 | 12:43

Calendário de vacinação de cãesAs vacinas dos nossos cães são imprescindíveis para proteger as nossas mascotes de diversas doenças que possam contrair e que podem esgotar ou piorar a sua vida. Muitas delas podem ser contraídas através do contato com outros cães afetados e podem prevenir-se de uma forma total, com vacinas.

A melhor forma de o nosso cão estar protegido é conhecer todas essas vacinas e saber quando devem ser administradas. Isso é o que vamos tratar neste artigo graças a esta guia de vacinação para cães.

Porquê vacinar os nossos cães?

Os cachorros, normalmente até aos dois meses, estão protegidos pelos agentes imunitários que a sua mãe lhes transmite através do seu leite. Mas depois deste tempo são propensos a ser portadores de vírus agressivos e nocivos ou de contrair doenças que se podem prevenir aplicando as vacinas necessárias.

Uma delas é a raiva canina. Esta doença é muito contagiosa e mata o cão em poucos dias. E não afeta apenas os cães, os humanos também podem ser infetados através da mordedura de um animal infetado.

Uma vez contraída, esta doença não tem cura, mas a vacina previne de forma totalmente efetiva. Da mesma forma, se não vacinarmos o animal, podem apresentar doenças como o Parvovírus (doloroso e mortal) e a conhecida cinomose canina.

As vacinas normalmente começam nos primeiros meses de vida da mascote e devem reforçar-se quase anualmente para que continuem a ser efetivas na prevenção destas terríveis doenças.

Idades e calendário de vacinação nos cães

No caso de ter um cachorro ou um cão adulto sem vacinas, o melhor é ir ao veterinário para que este nos aconselhe sobre as vacinas e o tempo de administração.

Em todo o caso o normal é que, quando se tem um cachorro, se comece a aplicar vacinar para prevenir doenças como as anteriormente mencionadas, e além da leptospirose, a traqueobronquite, o coronavírus e em algumas ocasiões a piroplasmose.

Nas primeiras 6 e 8 semanas de vida do cachorro normalmente aplica-se a vacina tríplice e a do parvovírus, respetivamente. Na vacina tríplice estão incluídas as vacinas da cinomose, adenovírus, coronavírus, influenza e leptospirose.

Cumpridas as 10 semanas, deve-se voltar novamente ao veterinário para que aplique os reforços destas vacinas, incluindo o parvovírus.

Às 12 semanas, aplicaremos a primeira dose da vacina da raiva. Às 14 e 16 semanas aplicar-se-ão vacinas para a giárdia e a bordetella.

Seguindo este calendário (e seguindo os conselhos do veterinário, obviamente) asseguraremos um cão saudável, cheio de vida e totalmente prevenido contra a maior parte das doenças mais prejudiciais para a sua saúde.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Terça, 16 de Setembro de 2014 | 12:25
Sexta, 5 de Setembro de 2014 | 16:26
Segunda, 25 de Agosto de 2014 | 15:46
Terça, 12 de Agosto de 2014 | 16:55
Sexta, 11 de Abril de 2014 | 19:06
Quarta, 15 de Maio de 2013 | 17:17
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.