Registar | Iniciar sessão
Saúde do cão 0 comentarios

Halitose canina

Quinta, 17 de Janeiro de 2013 | 13:10

Halitose caninaUm dos problemas ou doenças que se podem apresentar nos cães é a halitose canina. Este é um problema que se vê refletido no hálito do animal e um dos seus sintomas é o mau odor que se apresenta na boca.

A halitose também é conhecida como mau hálito canino e conta com um grande número de causas. Hoje iremos conhecê-las, veremos os sintomas da doença e aprenderemos diferentes tratamentos para a combater.

Este padecimento costuma encontrar-se de forma comum nos cães de pequeno ou médio tamanho que se caraterizam por ter focinhos curtos e caras muito planas.

Sintomas da halitose canina

Entre os sintomas que se podem apresentar, o principal é o mau odor que provém da boca do cão. Outros sintomas, dependendo da causa, podem ser a dor na hora de comer, perda de peças dentárias, presença de muita salivação e inclusive sangramento nas gengivas devido a danos nestas.

Causas da halitose canina

Dentro das causas que podem ocasionar esta doença encontramos os diabetes, problema de açúcar conhecido nos cães como mellitus, doenças respiratórias como a rinite ou a sinusite, afeções gastrointestinais, problemas no esófago ou desordens de tipo alimentício.

Ter cancro, faringite ou amigdalite também são causas comuns da halitose canina.

Embora todas as causas anteriores possam provocar este problema de saúde, os problemas periodontais são a causa mais comum de aparição do mau hálito no animal. Placa bacteriana e problemas dentais são as rasões mais usuais deste problema.

Diagnóstico e tratamentos da halitose canina

Quando nos dermos conta de que o nosso cão está a sofrer deste problema, o melhor e mais recomendável é ir a um veterinário para que realize o diagnóstico adequado da origem do problema.

Com o diagnóstico claro do problema irá poder-se começar com o treino adequado para o solucionar.

No caso de o problema ser periodontal, irão realizar-te radiografias para conhecer a gravidade da afetação na raiz dos dentes.

De acordo com o que se encontrar e quanto é que está afetado, irá realizar-te um tratamentos que inclui uma boa limpeza bucal, polir os dentes do animal, e no caso de apresentar peças muito danificadas irá realizar-te a extração das mesmas.

Além disto podem receitar-se medicamentos para controlar os odores e também a reprodução das bactérias.

Se as causas são outras doenças, deve iniciar-se o tratamento para combater a doença e assim será eliminado o mau hálito.

É necessário que se faça um bom seguimento do tratamento e que em geral se realize uma boa higiene da boca do nosso cão para evitar problemas com as suas gengivas e dentes.

Categorias: Doenças, Saúde,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 15 de Maio de 2013 | 17:17
Quinta, 8 de Novembro de 2012 | 09:00
Quinta, 18 de Outubro de 2012 | 13:10
Quinta, 5 de Fevereiro de 2015 | 12:46
Terça, 16 de Setembro de 2014 | 12:25
Sexta, 5 de Setembro de 2014 | 16:26
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.