Registar | Iniciar sessão
Saúde do cão 0 comentarios

Higiene dentária dos cães

Sexta, 19 de Outubro de 2012 | 09:00

Higiene dentária dos cãesA higiene dentária dos cães é muito mais importante do que o que muitos pensão. Não só ajuda a evitar o mau hálito nas nossas mascotes, como ajuda a prevenir doenças periodontais que podem causar grandes transtornos sistémicos.

A placa

É um depósito amarelento situado no rebordo das gengivas dos dentes. A placa é resultado do endurecimento da placa dentária, e é composto por bactérias e restos de comida. Este é o principal responsável para aparição de doenças periodontais, afetando cães de qualquer idade, embora os mais pequenos sejam mais propensos a sofrer dela.

Esta doença afeta os tecidos que sustêm os dentes, o periodonto, que se compões pela gengiva, o cimento radicular, o ligamento periodontal e o osso alveolar. A sua evolução é progressiva e conduz à perda do dente e a graves inflamações das gengivas.

Os primeiros sinais desta doença é uma inflamação das gengivas (gengivite), que se tornam vermelhas, ficam inflamadas e podem sangrar. Outro sinal da sua presença é o seu habitual “mau odor” que é atribuído aos cães. Este odor poderá ser diminuído notavelmente de a higiene do nosso cão for a adequada.

Medidas preventivas

Ao combater a placa em grande escala, não só pode provocar a queda dos dentes dos animais mas também, devido à dor e inflamação das gengivas, ou o estado anímico do animal, este pode sofrer.

Se não se controlar esta infeção, a dor passará para as zonas circundantes da cara como os olhos, o focinho, etc. E pode chegar mais longe afetando as zonas como o fígado. Devemos pensar que as bactérias da boca passam para a corrente sanguínea do cão através das gengivas danificadas.

Para evitar esta situação extrema, o importante é tomas as medidas preventivas pertinentes. Quais são? Uma corretíssima higiene dentária. Com ela controlemos a acumulação de placa nos dentes e gengivas.

Um procedimento que devemos realizar periodicamente é rever os dentes do nosso cão com objetivo de poder reagir imediatamente se aparecerem sinais de placa. Ainda assim devemos realizar ações para a anteciparmos, como escovar os dentes do animal.

Uma escovagem diária fará com que as gengivas da nossa mascote estejam em perfeitas condições. Esta ação é conveniente ser posta em prática desde cachorros porque desta forma o animal irá vê-lo como algo normal e não se aborrecerá.

Nesta escovagem devemos utilizar dentífricos específicos para cães. A pasta de dentes para humanos contém agentes que podem ser irritantes ou mesmo tóxicos para o animal. Por isso, muito cuidado.

Complementos alimentares

Para melhorar a eficácia da escovagem podemos auxiliar-nos com complementos alimentares. No mercado existem muitos produtos com o objetivo de combater as caries que são muito atrativos para as nossas mascotes.

Pode ser que já tenhas ouvido a crença que diz que mastigar ossos naturais ajuda a combater a placa. Muito cuidado com isso. Mastigar ossos naturais não é recomendável porque os riscos potenciais são maiores que os benefícios esperados: fraturas dentarias, feridas nas gengivas, problemas digestivos, etc.

Categorias: Higiene, Saúde,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 21 de Janeiro de 2015 | 17:34
Terça, 16 de Setembro de 2014 | 12:25
Sexta, 5 de Setembro de 2014 | 16:26
Segunda, 25 de Agosto de 2014 | 15:46
Terça, 12 de Agosto de 2014 | 16:55
Sexta, 11 de Abril de 2014 | 19:06
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.