Registar | Iniciar sessão
Saúde do cão 0 comentarios

Picadas de vespas e de abelhas nos cães

Sexta, 11 de Abril de 2014 | 19:06

Picadas de vespas e de abelhas nos cãesOs cães são um dos animais mais curiosos do reino animal, isso sabemos todos os nossos de cães. Eles adoram brincar no exterior com tudo o que se move, perseguindo, apanhando se conseguirem, etc. Mas este modo de actuar quando trata-se de insectos pode ser pergoso.

Felizmente podemos estar bastante calmos porque a pele do cão é bastante grossa, para além de que geralmente não são animais alérgicos às picadelas de vespas e de abelhas, pelo que em caso de picada sentirão uma ligeira dor e um pouco de irritação.

Problemas com as picadas.

Os problemas das picadas vêm principalmente em três supostos: demasiadas picadas ao mesmo tempo, cães alérgicos ao veneno das vespas e abelhas, ou uma picada numa zona delicada como o interior da boca ou a garganta.

Os problemas com picadas repetidas se dão quando a picada é de vespa. As abelhas apresentam um ferrão desenhado para ficar no interior da vítima. A picada irá doer, mas a abelha morrerá no instante. As picadas de vespa são piores pois podem picar repetidas vezes se sentirem-se ameaçadas.

No caso das picadas em zonas delicadas é menos provável, já que a zona em que sempre costumam atacar os cães é no focinho quando se aproximam para cheirar o insecto. A zona do focinho é uma zona muito dolorosa para os cães, mas não são perigosas. O problema vem se o cão tenta caçar ou morder a presa. No caso de uma picada na boca, esta pode chegar a obstruir a garganta e bloquear as suas vias respiratórias.

Se o teu cão for alérgico às picadas de abelha devemos estar muito atentos às reacções. A primeira vez que lhes pique algo devemos estar atentos à reacção do animal pois os seus efeitos não têm de ser imediatos. Se tudo for normal apenas devemos notar um pequeno inchaço na zona, mas se notarmos um grande inchaço numa zona grande zona ou notarmos um comportamento estranho devemos actuar com celeridade.

O que fazer em caso de picada?

Uma simples picada não requer nenhum tipo de cuidado. Se notarmos que para além da dor inicial o cão se encontra bem, devemos deixar o cão tranquilo sem tocar nessa zona e pouco a pouco desaparecerá o incómodo. Se vermos que o ferrão da abelho não caiu, podes tratar de tirá-lo com a unha ou um pedaço rijo de papel. Não utilizes pinças pois ao apertar pode sair ainda mais veneno do ferrão. Se quiseres podes aplicar na zona bicarbonato de sódio diluído em água para reduzir a dor do teu amigo.

Mas se notarmos que depois de uma picada o nosso cão encontra-se estranho, apresenta sinais de cansaço repentino, notamos que lhe custa respirar, apresenta um grande inchaço na zona da picada ou se vermos que este não baixa após algum tempo, devemos ir a um veterinário rapidamente. Sobretudo há que ter cuidado se a zona que tem o inchaço é a do pescoço, da garganta e/ou da cabeça.

Categorias: Saúde,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Terça, 16 de Setembro de 2014 | 12:25
Sexta, 5 de Setembro de 2014 | 16:26
Segunda, 25 de Agosto de 2014 | 15:46
Terça, 12 de Agosto de 2014 | 16:55
Quarta, 15 de Maio de 2013 | 17:17
Terça, 23 de Abril de 2013 | 16:24
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.